Siga no

(FreePik/Reprodução)

(FreePik/Reprodução)

Compartilhar matéria

O ouro voltou a ganhar destaque no cenário internacional, atingindo o maior valor em 4 meses, de mais de 3.508 dólares a onça, impulsionado pela expectativa de queda nos juros dos Estados Unidos e pela busca de segurança diante de incertezas políticas e comerciais. Mas, para além da variação de preço, esse movimento expõe questões centrais da economia global.

Em primeiro lugar, mostra como decisões de política monetária do Federal Reserve, que é o banco central dos Estados Unidos, repercutem mundialmente, afetando desde grandes fundos de investimento até pequenos investidores. Quando os juros caem, o ouro se valoriza porque se torna mais atrativo frente a outros ativos de baixo rendimento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em segundo lugar, evidencia como crises políticas e disputas comerciais, como a recente discussão sobre tarifas dos Estados Unidos em relação ao Brasil, aumentam a percepção de risco e reforçam o papel do ouro como refúgio. Ou seja, a valorização não reflete apenas fundamentos de oferta e demanda, mas também um clima de instabilidade.

E ainda há um terceiro ponto: a alta do ouro reacende discussões sobre a dependência global de metais estratégicos, especialmente no contexto da transição energética e das tensões geopolíticas. Isso pode significar novas pressões por mineração em regiões sensíveis, inclusive no Brasil.

Assim, olhar para o preço do ouro não é apenas acompanhar o mercado financeiro. É observar também os desdobramentos de uma economia interligada, onde decisões políticas e riscos socioambientais podem redefinir estratégias de produção e investimento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Leonardo Gandara

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Legislação e Regulação Ambiental (Ecobusiness School), MBA em Direito da Energia (FGV Rio) e Mestre em Direito Público (PUC Minas). Advogado, Gerente Jurídico da Equinox Gold, atua na indústria da mineração há mais de 20 anos, além de processos de reparação de desastres; professor em cursos de pós-graduação e autor de artigos científicos.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Millennials no comando: o C-suite em transição

Uberaba, a Terra de Gigantes

Anistia: liberdade ou risco?

Slow fashion: o futuro da moda sustentável já começou

Comprar ou alugar: qual a melhor escolha em 2025?

LinkedIn: sua vitrine profissional online

Últimas notícias

Paulinho da Força: quem é o relator do projeto de anistia na Câmara dos Deputados

Flávio Dino determina abertura de inquérito para investigar conclusões da CPI da Covid-19

Morre Brad Everett Young, ator de Grey’s Anatomy e fotógrafo de celebridades, aos 46 anos

Lucas Silva se emociona com título de cidadão honorário de BH: ‘Cheguei com uma mochila e um sonho’

BH recebe Feira Mineira do Livro nesta semana

Urgência do PL da Anistia: saiba como votaram os deputados mineiros

PL da Anistia: Hugo Motta confirma Paulinho da Força como relator

Fraudes no INSS: mais de R$ 1 bilhão já foram devolvidos a aposentados, diz ministro

Talk show de Jimmy Kimmel é suspenso nos EUA após comentário sobre Charlie Kirk