O Comitê de Árbitros da Conmebol divulgou, nesta sexta-feira (14/11), a equipe de arbitragem responsável pela final da Sul-Americana. Atlético e Lanús se enfrentam no dia 22 de novembro, às 17h (horário de Brasília), no estádio Defensores del Chaco, no Paraguai.
La Comisión de Árbitros de la @CONMEBOL dio a conocer las designaciones de árbitros para la Final de la #CONMEBOL #Sudamericana 2025.https://t.co/Tl9vRdCDXi
— CONMEBOL Media (@ConmebolMedia) November 14, 2025
O árbitro principal será Piero Maza, do Chile. Ele já apitou dois jogos do Atlético na história, ambos pela Libertadores: contra o Millonarios, da Colômbia, em 2023, e contra o Rosario Central, da Argentina, em 2024. O chileno também esteve em campo em duas partidas do Lanús, pela Sul-Americana: contra o Grêmio, em 2021, e contra o Rosario Central, da Argentina, em 2024.
Piero Maza será auxiliado em campo por outros dois chilenos, Miguel Rocha e Alejandro Molina. Juan Lara, também do Chile, será o responsável pelo VAR.
Equipe de arbitragem completa da final da Sul-Americana
Árbitro: Piero Maza (Chile)
Assistente 1: Miguel Rocha (Chile)
Assistente 2: Alejandro Molina (Chile)
Quarto Árbitro: Carlos Betancur (Colômbia)
VAR: Juan Lara (Chile)
AVAR1: Alan Sandoval (Chile)
AVAR2: David Rodriguez (Colômbia)
AVAR3: Leonard Mosquera (Colômbia)
Tecnologia como ‘auxiliar’
Na última quarta-feira (12/11), a Conmebol anunciou também que as finais da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana contarão com as tecnologias do impedimento semiautomático e da checagem da linha do gol.
De acordo com a entidade, serão utilizadas dez câmeras para o impedimento semiautomático e quatorze para a tecnologia da linha do gol. Os sistemas permitem o rastreamento óptico que registra, em tempo real, a posição de cada jogador e da bola, determinando com alta precisão impedimentos e lances próximos à linha do gol. O objetivo é garantir decisões mais rápidas, precisas e confiáveis.
