Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, vive uma semana de intensa movimentação no setor da moda com a terceira edição da Semana da Moda, que vai até sábado (9/8) com rodadas de negócios, desfiles de vendas, seminário sobre inovação e visitas a fábricas.
O evento tem como objetivo valorizar a produção local, gerar negócios e fortalecer a imagem da cidade como referência em moda acessível e de qualidade, atraindo lojistas de Belo Horizonte e da região metropolitana.
Para o Sebrae Minas, o evento é resultado de um trabalho estratégico de fortalecimento do polo confeccionista. “A Semana da Moda é um reflexo do trabalho de reposicionamento estratégico que estamos desenvolvendo em Divinópolis. Nosso objetivo é ampliar a presença das empresas locais em mercados como Belo Horizonte, com foco na qualidade, na inovação e no fortalecimento da identidade da moda produzida aqui”, destaca Denis Magela, analista do Sebrae Minas.
O setor é considerado estratégico para a economia da cidade e do estado. Divinópolis conta com mais de mil empresas de confecção, responsáveis por três mil empregos diretos e um faturamento anual de R$ 614 milhões, segundo o Instituto de Estudos e Marketing Industrial. Em Minas Gerais, a indústria do vestuário movimenta R$ 15,6 bilhões por ano, com 539 milhões de peças produzidas.
Além de reforçar o peso econômico do setor, a Semana da Moda também dá visibilidade aos trabalhadores e pequenos empreendedores que transformaram a costura em fonte de renda. Para o presidente do Sinvesd, Mauro Célio de Melo Júnior, conhecido como Juninho, o evento resgata o orgulho e o protagonismo do setor. “Este projeto nasceu com o intuito de resgatar nossa visibilidade, nossa confiança enquanto empresários de um setor essencial para a empregabilidade e a geração de renda em Divinópolis”, afirma.
A expectativa é que as rodadas de negócios e os desfiles de vendas gerem novas parcerias e contratos comerciais, fortalecendo o protagonismo de Divinópolis no cenário da moda mineira e nacional.