Cerca de 98% das obras planejadas para a COP30 estão concluídas em Belém, segundo o governador do Pará, Helder Barbalho. O evento, que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro, contará com investimentos de cerca de R$ 5 bilhões em infraestrutura e melhorias urbanas.
Entre as principais entregas estão a nova estação de tratamento de esgoto e os canais de macrodrenagem, que devem beneficiar dez bairros. As áreas chamadas de “zona azul” e “zona verde”, onde ocorrerão atividades da COP30, também já estão prontas. A revitalização da área portuária de Belém foi concluída e outras obras seguem em fase final.
A capital paraense vem sendo preparada para receber milhares de visitantes durante a conferência do clima da ONU. Na próxima semana, o governo deve inaugurar o novo sistema BRT, com oito quilômetros de extensão, e o aeroporto reformado.
De acordo com Helder Barbalho, as intervenções representam um legado de mobilidade e saneamento para a cidade. “Entregamos praticamente tudo o que foi planejado”, afirmou o governador.
Conferência das Partes
A COP30 deve reunir mais de 57 mil inscritos e representantes de 196 países. O encontro busca discutir ações globais de enfrentamento às mudanças climáticas e consolidar o papel da Amazônia nas negociações internacionais sobre o meio ambiente.
Com informações de Radioagência Nacional