COP30 - Brasil 2025

COP30: 144 países já apresentaram planos para adaptação climática

Por

22/10/2025 16:46
Atualizado há 3 horas

Oferecimento:

Imagem aérea da Amazônia
Cada país estabeleceu mecanismos para avaliar a vulnerabilidade e os riscos trazidos pelas mudanças do clima (Foto: Anderson Águia/Natura/WEG)

Compartilhar matéria

A menos de um mês para a COP 30, que acontece em Belém, o tema da “adaptação climática”, para diminuir a vulnerabilidade às mudanças, entra em nova fase: a busca por acordos e financiamento.

Segundo o relatório de Progresso dos Planos Nacionais de Adaptação, lançado nesta terça-feira (21), pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, pelo menos 144 países já lançaram seus planos, principalmente, as nações menos desenvolvidas ou pequenos Estados insulares em desenvolvimento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Cada país estabeleceu mecanismos para avaliar a vulnerabilidade e os riscos trazidos pelas mudanças do clima. Os perigos mais citados são seca, inundações, aumento das temperaturas, nível do mar e alteração no padrão das chuvas.

As principais adaptações devem acontecer nas áreas de agricultura; segurança alimentar; recursos hídricos; além das zonas costeiras e marinhas.

Alguns países estão conseguindo realizar ações alinhadas ao Objetivo Global de Adaptação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Brasil é um deles… que já está implementando um projeto no setor hídrico, o “Marajó Resiliente”.

Ainda na América Latina, o Peru é outro exemplo de proteção de ecossistemas e biodiversidade.

Na África, a Zâmbia tem projetos para adaptar a produção agrícola, com armazenamento de alimentos movido à energia solar.

A maioria dos países reconhece que os impactos das mudanças do clima são diferentes para homens e mulheres; e eles têm em comum o combate à pobreza. Esse é o caso do Haiti, onde uma iniciativa combina cupons de alimentos com associações de poupança e crédito.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para tudo isso ser levado adiante, de acordo com o Secretário-Executivo da ONU sobre Mudanças Climática, Simon Stiell, o financiamento para implementar as adaptações necessárias tem enfrentado restrições.

O debate passa agora da fase de planejamento para a de implementação das respostas de adaptação às mudanças do clima.

Segundo o Secretário-Executivo da ONU, o roteiro agora é mobilizar até US$ 1,3 trilhão em financiamento climático na COP30.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no