O presidente Lula destacou, em discurso sobre a 30ª Conferência das Partes (COP 30), nesta quinta-feira (2/10), a importância de mostrar ao mundo a riqueza da Amazônia e do Pará. Ao mesmo tempo, ele ressaltou o papel do Brasil na luta contra as mudanças climáticas.
Segundo Lula, a COP 30, que será realizada no país em novembro, não será “a COP do luxo”, mas sim “a COP da verdade”. Para o presidente, os líderes mundiais terão a oportunidade de mostrar seu comprometimento com o meio ambiente.
O presidente reforçou que a proteção da florestas amazônica depende da responsabilidade compartilhada, especialmente de países que historicamente contribuíram mais para a emissão de gases poluentes. “Para manter nossas florestas em pé, é preciso que aqueles que poluíram o mundo há mais tempo colaborem para garantir qualidade de vida ao povo que vive na Amazônia”, afirmou.
O presidente destacou ainda que acompanhará de perto a postura de líderes globais como Donald Trump, Xi Jinping e Emmanuel Macron, buscando respostas concretas sobre o compromisso internacional com a preservação ambiental.
Segundo Lula, a COP 30 será uma oportunidade de mostrar que é possível aliar desenvolvimento, justiça social e sustentabilidade, transformando a Amazônia em exemplo global de proteção ambiental.