Nesta quarta-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um pronunciamento sobre o Dia do Trabalhador. Lula defendeu o debate sobre o fim da jornada 6×1, destacou dados positivos da economia e anunciou medidas para ressarcir vítimas de fraudes no INSS.
“Nós vamos aprofundar o debate sobre a redução da jornada de trabalho vigente no país, em que o trabalhador e a trabalhadora passam seis dias no serviço e têm apenas um dia de descanso — a chamada jornada 6 por 1. Está na hora de o Brasil dar esse passo, ouvindo todos os setores da sociedade, para permitir um equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras”, disse Lula.
Lula também mencionou o escândalo de fraudes no INSS, investigado pela Polícia Federal. O esquema envolvia convênios com novas associações, que estavam debitando, de forma ilegal, dinheiro de aposentados e pensionistas do instituto.
“Determinei à Advocacia-Geral da União que as associações que praticaram cobranças ilegais sejam processadas e obrigadas a ressarcir as pessoas que foram lesadas”, afirmou Lula.
PRIMEIRO DE MAIO | No pronunciamento desta quarta-feira (30), o presidente @LulaOficial afirmou que o governo federal vai aprofundar o debate sobre a redução da jornada de trabalho no Brasil, a jornada 6 por 1. pic.twitter.com/HdUkhvWkiY
— EBC (@ebcnarede) May 1, 2025