Dois navios de cruzeiro foram contratados pelo governo federal para ampliar a capacidade de hospedagem durante a COP 30, que ocorre de 10 a 21 de novembro em Belém.
As embarcações devem colocar à disposição de turistas e participantes do evento cerca de 4 mil cabines, com capacidade de até 6 mil leitos. A contratação dos navios foi formalizada nesta semana pela Secretaria Extraordinária para a COP30 e a Embratur.
Eles vão ficar atracados no Terminal Portuário de Outeiro, que está sendo ampliado para o evento. Uma ponte entre o terminal e os locais da conferência vai dar acesso aos hóspedes em cerca de 30 minutos.
Segundo o secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia, os dois navios se somam aos esforços de receber mais de 40 mil pessoas, entre delegações das Nações Unidas, observadores, organizações sociais, pesquisadores e empresários.
Prioridades e valores
Em uma primeira etapa, 98 países em desenvolvimento ou formados por ilhas vão ter prioridade. Para esse primeiro grupo, as diárias são de até US$ 220. Depois, outros países podem adquirir acomodações por até US$ 600.
Para ampliar as vagas de hotelaria, outras alternativas adotadas são negociações com plataformas virtuais como Airbnb e Booking, para cadastrar imóveis e aumentar a oferta de quartos disponíveis.
Dezessete escolas públicas também vão ser transformadas pelo governo paraense em espécies de hostel temporário.