A semana do Web Summit, maior evento de inovação do mundo, levou para palcos do Riocentro soluções arrojadas oferecidas por empresas mineiras para diversos setores. Um dos cases de destaque foi apresentado em detalhes pela Guidance, companhia que tem sede em Belo Horizonte e é especializada em fomentar novas receitas por meio de IA e dados.
A geração de R$ 7 milhões em apenas cinco meses com soluções criadas para o Clube Atlético Mineiro atraiu a atenção de participantes do evento. No painel, os executivos da Guidance demonstraram com exemplos o que grandes nomes mundiais em inovação têm reforçado: clareza dos objetivos, dinamismo e criatividade são essenciais para o sucesso no uso de tecnologias.
“A gente começou detrás para frente. Colocamos o foco obsessivo em resultado. Primeiro entendemos as dores de negócios”, contou Geraldo Franciscani, CEO da empresa, em entrevista à Rede 98.
Novas receitas e lucro com IA no Galo
Como explorar o fato de que parte da torcida compra ingressos e não comparece ao jogo? Qual momento ideal para disparar uma promoção e garantir a renovação de um sócio-torcedor? Algum público específico que está mais propenso a receber essa campanha?
As respostas às perguntas acima que viabilizaram a geração das novas receitas para o Atlético. Durante 30 minutos, Vinicius Teodoro, CTO da Guidance, detalhou como a empresa criou análises automatizadas com uso de inteligência artificial e dados (veja o vídeo abaixo).
A criação de um algoritmo permitiu que o comercial do Atlético pudesse prever com mais exatidão a quantidade de torcedores que compram ingressos e podem deixar de ir a um jogo. O número varia a cada partida realizada na Arena MRV e vários fatores são levados em conta no cálculo. Com uma margem de segurança, o clube coloca novos bilhetes à venda, garantindo melhor aproveitamento dos lugares nos setores do estádio.
“A precisão é altíssima. Isso [a estratégia com algoritmo] já rendeu R$ 80 mil de lucro só no primeiro jogo. Por isso, hoje a gente foca no problema. E a gente constrói o datalake, BI, as inteligências, durante o processo para resolver o problema”, conta Geraldo Franciscani.
Churn no sócio-torcedor
Uma outra dor também atacada com IA e dados pela Guidance foi o churn no sócio-torcedor do Galo, ou seja, a rotatividade, a não-renovação de assinaturas. A empresa criou um algoritmo que prevê com 45 dias de antecedência as chances de um atleticano abandonar os planos de fidelidade do clube.
A tecnologia tem 90% de assertividade e aponta comportamentos também dos assinantes. Assim, foi possível fazer uma análise, por exemplo, de que torcedores que têm entre 25 e 30 anos são mais emocionais. As estratégias então ficam mais personalizadas.
“Se o Atlético perdia, eles não renovavam. Mas se o Atlético ganhava uma, a probabilidade aumentava. Se o Atlético ganhava duas seguidas, aumentava mais ainda. Então se o torcedor ia no estádio, a gente identificava que ele estava no estádio. Aí o Atlético faz gol… você manda um desconto na hora pelo aplicativo, falando para renovar, quase um 100% de chance de ser renovado”, conta Geraldo Franciscani.
Confira parte da entrevista feita com o CEO da Guidance: