PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Cafeicultoras discutem mercado, sustentabilidade e protagonismo feminino na Expocafé

Siga no

(Foto: Reprodução/ Freepik).

Compartilhar matéria

O segundo dia da Expocafé, em Três Pontas, foi marcado por debates sobre a participação das mulheres na cafeicultura. A programação contou com painéis organizados pelo grupo Cafeína Cocatrel e reuniu produtoras, representantes do setor e especialistas para discutir sustentabilidade, mercado internacional e inclusão feminina no campo.

A Coordenadora do Cafeína Cocatrel, Andra Vilela afirmou que o encontro foi estruturado a partir do tema definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2026, voltado às mulheres agricultoras.

“A gente trouxe esse tema para mostrar que ainda existem muitas lacunas a serem preenchidas dentro da cafeicultura e muitas vozes femininas para serem ouvidas”, disse.

Segundo ela, a realização do evento dentro da Expocafé amplia a visibilidade das mulheres que atuam na produção rural. “Ter esse espaço dentro da maior feira da cafeicultura brasileira representa dar voz para essas mulheres que estão no campo no dia a dia”, afirmou.

Sustentabilidade e mercado externo

A diretora de sustentabilidade do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, Silvia Pisol, também participou dos debates e destacou a relação entre sustentabilidade, mercado internacional e produção liderada por mulheres.

“Já existe um histórico do grupo Cafeína exportando contêineres de café produzidos por mulheres para o mercado da Alemanha, que é um mercado bastante exigente em critérios socioambientais”, afirmou.

Segundo Silvia, eventos voltados para o protagonismo feminino ajudam a fortalecer redes de apoio e ampliar a competitividade das produtoras brasileiras. “Essas redes de colaboração são fundamentais para fortalecer a presença da mulher no mercado internacional e levar uma mensagem de sustentabilidade e inclusão da cafeicultura brasileira”, disse.

Busca por visibilidade no campo

O encontro reuniu centenas de participantes. Entre elas estava a cafeicultora Mariana Madeira, do município de Santo Antônio do Amparo, que participou da programação voltada às mulheres.

“Esse evento proporciona mais visibilidade para o trabalho que nós fazemos no campo. Estamos aqui para representar mulheres que trabalham diariamente, no sol e na chuva, assim como os homens”, afirmou.

A Expocafé segue até esta quinta-feira (28/5) em Três Pontas. Os portões da feira são abertos ao público a partir das 9h.

Compartilhar matéria

Siga no

Marco Antonio Leite

Marco Antônio Leite é jornalista com 20 anos de experiência, pós-graduado em Telejornalismo e editor-chefe e apresentador do programa "Balanço no Campo" na Rede Mais/Record

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98 News

Tarifa dos EUA ao Brasil eleva tensão política e comercial

YouTubers mudam Hollywood com sucessos de bilheteria

Tarifa dos EUA ameaça indústria, mas poupa commodities

Mais anos de estudo são chave para a produtividade

Como calcular a autonomia de um carro elétrico

Liderança situacional: por que tratar todos igual é erro

Últimas notícias

Quanto custa assistir à estreia do Brasil na Copa do Mundo de 2026? Veja os preços

Com diminuição de cursos d’água, três cidades mineiras decretam emergência por causa da seca

Mostra de Cinema de Tiradentes é reconhecida como de relevante interesse cultural de Minas

Acidentes provocam congestionamentos quilômétricos em rodovias na Grande BH

França ‘empresta’ 76 jogadores para 12 seleções na Copa do Mundo de 2026; entenda

Caso Lucas Ganem: o mandato sob suspeita e a vergonha da legislação eleitoral brasileira

BH tem a menor temperatura do ano neste feriado e previsão é de mais frio nos próximos dias

Caminhão tomba, deixa um morto e interdita totalmente a BR-381 no sentido São Paulo

Brasil leva ‘susto’, mas vence Holanda na estreia da VNL Feminina