Siga no

entrevista Gabriel Azevedo

Compartilhar matéria

O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo, participou nesta segunda-feira (4/8) do Start 98 News. Atual presidente municipal do MDB, ele avaliou a situação da capital mineira, defendeu a ampliação da Tarifa Zero no transporte público e falou sobre seu futuro político.

Segundo Azevedo, o trânsito continua sendo o principal desafio de BH, e o debate sobre mobilidade está estagnado. Ele reivindicou a autoria das cinco modalidades de Tarifa Zero já em vigor — moradores de vilas e favelas, estudantes, desempregados inscritos no CadÚnico, mulheres vítimas de violência e pessoas em tratamento de saúde — e criticou a demora na tramitação do Projeto de Lei 60/2025, que prevê expansão do benefício.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O projeto está parado há seis meses, enquanto outras cidades do Brasil avançam. O prefeito está calado sobre o assunto e a Câmara também. Não cabe a Belo Horizonte ser figurante nessa pauta”, afirmou.

Para o ex-vereador, a ampliação deve ser gradual, priorizando grupos como estudantes de todas as idades, servidores públicos e pais que levam filhos à escola. Ele defendeu a integração metropolitana e a busca de fontes de financiamento, como royalties do minério, recursos federais e subsídios estaduais, citando como exemplo Maricá (RJ), que custeia a gratuidade com royalties do petróleo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Gabriel também lembrou que presidiu a CPI da BHTrans e foi autor do projeto que extingue a empresa, destacando mudanças como a remuneração das concessionárias por quilometragem e não mais por número de passageiros.

Na política estadual, o presidente municipal do MDB confirmou ter recebido convite do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) para formar uma chapa em 2026, mas disse que a decisão será coletiva, envolvendo a direção nacional e estadual do partido. Apesar de reconhecer pautas em comum, apontou diferenças com Cleitinho e criticou o vice-governador Mateus Simões por, segundo ele, se alinhar ao bolsonarismo de forma eleitoral.

O político declarou-se pré-candidato a prefeito de Belo Horizonte em 2028 e afirmou que não disputará mais mandato de vereador. “Vivo para a política, mas não da política. Hoje sou professor, empresário, doutorando e sigo trabalhando pela cidade mesmo sem mandato”, disse.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ao final, reforçou a importância do jornalismo profissional e criticou a disseminação de informações falsas por grupos de WhatsApp. “Discutir a partir de dados e entrevistas é pilar da democracia e da boa política”, concluiu.

Compartilhar matéria

Siga no

Carol Ferraris

Jornalista, pós graduada em produção de jornalismo digital pela PUC Minas. Produtora multimídia de entretenimento na Rádio 98, com passagens pelo Estado de Minas e TV Alterosa.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98 News

Vice-presidente da Câmara diz que pautará anistia se Hugo Motta sair do país

Oposição ocupa plenários do Congresso em protesto por anistia e impeachment de Moraes

Licenciamento ambiental: o que muda com o novo marco legal

Como dizer “não” sem se queimar no ambiente corporativo

O perigo do corporativês: quando falar difícil afasta em vez de aproximar

Soft skills: a nova tecnologia invisível do mercado de trabalho

Últimas notícias

América anuncia Paulo Assis como novo diretor executivo de futebol

Tarifaço de Trump pode tirar R$ 110 bilhões da economia brasileira, aponta estudo da FIEMG

“Tax Note”; brasileiro explica ‘novela’ do tarifaço ao estilo do anime Death Note

EUA criam caução de até R$ 82 mil para vistos de turismo e negócios; Brasil fica fora da lista inicial

Cesta básica tem quarta queda seguida em Belo Horizonte, mas custo segue alto

Alckmin afirma que tarifaço imposto por Trump é ‘totalmente injustificável’

Neste Dia dos Pais, surpreenda com os sabores da Pastelaria Marília de Dirceu; encomende online ou visite a loja

Parada cardíaca provocou morte de Ozzy Osbourne, revela atestado de óbito

Ídolo do Porto, Jorge Costa morre aos 53 anos e recebe homenagens de Cristiano Ronaldo e mais jogadores