A gente começa falando do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Ontem, ele disse que a ideia do governo é resolver a questão tarifária dos Estados Unidos até o dia primeiro de agosto, sem pedir adiamento do prazo. Você sabe, ele se reuniu com o setor da indústria e com o segmento do agronegócio nesta terça-feira.
O setor industrial fez dois pedidos ao vice-presidente da República: um, não retalhar os Estados Unidos em hipótese nenhuma, esquecer a ideia de reciprocidade tarifária, e dois, o adiamento do prazo. Esse segundo pedido, você que está ouvindo o boletim desde o início, já sabe que não foi atendido.
O presidente da Associação Brasileira de Carne Bovina, Roberto Perosa, informou que os frigoríficos brasileiros já estão parando de produzir carne destinada ao mercado americano.
O CEO da Embraer, Francisco Gomes, afirmou em teleconferência nesta terça-feira que o impacto das tarifas de Trump é semelhante ao impacto da pandemia da covid-19 para a companhia que fabrica aeronaves.
No campo político, o mercado financeiro monitorou uma coluna do jornalista Lauro Jardim, que diz o seguinte: o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, se encontrou com o ex-presidente Bolsonaro para dizer que ele, Zema, será candidato à Presidência da República em 2026. Ainda de acordo com o jornalista, Bolsonaro teria apoiado a ideia.
O Ibovespa terminou o dia perto da estabilidade, em 135.250 pontos. O futuro da moeda americana encerrou a sessão em queda de 0,65%, negociado a R$ 5,57.
Agenda do dia, acerte o seu relógio: 9h30 da manhã, horário de Brasília, tem o PPI, dado de inflação ao produtor dos Estados Unidos, bem importante.
E também temos a temporada de balanços, que já começou lá na terra do Tio Sam. Destaque para o setor financeiro. Hoje, quarta-feira, reportam seus dados os bancos: Bank of America, Morgan Stanley e Goldman Sachs. Tem que estar no radar.