E hoje eu trago um alerta importante sobre segurança de barragens no Brasil. Vocês imaginam quantas barragens existem no nosso país, independentemente de qual seja o tipo ou utilização? Pois é, a gente tem cerca de 28.000 barragens no Brasil.
E, de acordo com os dados do Relatório de Segurança de Barragens da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, que foi publicado recentemente, o Brasil possui 241 barragens que não cumpriram todos os requisitos da Política Nacional de Segurança de Barragens. Dentre essas 241, 51 são de rejeitos de mineração.
A maior parte dessas barragens pertence a empresas privadas, mas também há empreendimentos públicos e sociedades empresariais de economia mista.
O relatório também aponta que foram reportados 24 acidentes e 45 incidentes com barragens no Brasil no ano passado, resultando em duas vítimas fatais e diversos danos. A fiscalização tem enfrentado desafios devido ao número insuficiente de profissionais dedicados ao tema da segurança de barragens.
Pois é, mais do que um tema técnico, segurança de barragens é uma questão social e ambiental. Cada estrutura representa uma responsabilidade com comunidades, ecossistemas e com a reputação do setor mineral como um todo.