Muito bom dia. Por quatro votos a um, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal a 27 anos e três meses de prisão, por cinco crimes. Agentes do mercado financeiro já trabalhavam com esse cenário-base: o da condenação. A questão agora é saber se os Estados Unidos vão responder à decisão da Justiça brasileira.
A primeira reação não demorou a aparecer. Ontem à noite, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou que a condenação foi uma injustiça e que os Estados Unidos vão responder a essa “caça às bruxas”. Trump também se manifestou. Disse que assistiu ao julgamento e ficou surpreso com o resultado. Questionado por jornalistas se pretende aumentar as tarifas contra o Brasil, não respondeu.
Nesta quinta-feira, foi divulgada pesquisa Datafolha mostrando o avanço de 29% para 33% na avaliação positiva do governo Lula. Já a percepção de uma gestão ruim recuou de 40% para 38%.
O Ibovespa terminou a sessão na máxima histórica de fechamento, em alta de 0,56%, a 143.150 pontos. Ao longo do dia, o índice chegou a romper a região dos 144 mil pontos, mas perdeu força durante a sessão. O papel que mais se destacou foi o da Magazine Luiza, que subiu 8,11% e encerrou as negociações na máxima do dia, a R$ 10. Na ponta oposta, queda de aproximadamente 5% para Pão de Açúcar e de 2,5% para a Caixa Seguridade, que terminou na mínima intradiária a R$ 13,90.
No caso da Caixa Seguridade, há notícia relevante: o conselho da empresa decidiu destituir o diretor-presidente, Felipe Matos. O motivo não foi divulgado.
Agenda do dia — acerte seu relógio: hoje, sexta-feira, a agenda vem mais esvaziada. Ainda assim, atenção para as 9h, horário de Brasília, quando será divulgado o dado do setor de serviços em julho aqui no Brasil. Tem que estar no radar.