O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volta a Minas Gerais nesta sexta-feira (29/08), em sua sexta visita ao estado em 2025.
Às 10h30 da manhã, Lula cumpre agenda em Contagem, na Região Metropolitana de BH, onde percorre as obras da Avenida Prefeito Newton Cardoso (antiga Avenida Maracanã). Ao lado da prefeita, Marília Campos (PT), o petista entrega o trecho três do corredor viário, com 2 km de extensão, que conecta a região à LMG-808. As intervenções são parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), e têm o objetivo de desafogar o centro histórico do município.
Na agenda, Lula é acompanhado do Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho. Eles apresentam as propostas habilitadas pelo Novo PAC 2025, voltadas à Mobilidade de Grandes e Médias Cidades, bem como o programa Refrota 2025. Os projetos preveem investimentos em BRTs, metrôs, VLTs, ciclovias, terminais e ônibus elétricos, com financiamento do FGTS a juros baixos e prazos de até 30 anos para sistemas sobre trilhos.
Visita a Montes Claros
Na parte da tarde (15h), Lula viaja até Montes Claros, no Norte de Minas, onde participa da inauguração do Acelen Agripark. O centro reúne pesquisa, inovação e tecnologia voltadas à macaúba, matéria-prima para a produção de Combustível Sustentável de Aviação e Diesel Verde.
O vice-presidente e Ministro da Indústria e Desenvolvimento Econômico, Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), também são esperados na agenda no Norte de Minas. O investimento total no projeto foi de R$ 314 milhões, sendo R$ 258 milhões financiados pelo BNDES.
O complexo integra a futura biorrefinaria da Acelen na Bahia, que prevê produção de 1 bilhão de litros de combustível sustentável de aviação, por ano, a partir de 2028, dentro do Novo PAC do governo federal.
Lula volta a BH em setembro
O presidente já tem agenda prevista para Minas Gerais na próxima semana, com uma visita a Belo Horizonte em 4 de setembro. Acompanhado do ministro Alexandre Silveira (PSD), Lula apresenta o projeto “Gás do Povo”, que substitui o atual Auxílio Gás. O lançamento é previsto para acontecer no Aglomerado da Serra, na Região-Centro Sul da capital, e é tratado como um dos maiores programas sociais do Lula 3.