PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Itu, a Cidade dos Exageros

Siga no

Foto: turismo.itu.sp.gov.br / Reprodução

Compartilhar matéria

Fundada no ano de 1610, Itu está localizada no interior do estado de São Paulo, na Região Metropolitana de Sorocaba. A cidade possui cerca de 170 mil habitantes sendo conhecida nacionalmente como a Cidade dos Exageros.

Essa história começou com o humorista ituano Francisco Flaviano de Almeida, mais conhecido como “Simplício”, que participava do programa de TV “Praça da Alegria”, interpretando o caipira Osório. Naquela oportunidade, ele contava vantagens sobre sua terra natal, tudo de forma exagerada, e esta brincadeira acabou se intensificando e o município se despertou para o turismo com pessoas interessadas em conhecer seus objetos gigantes.

Foto: turismo.itu.sp.gov.br

– O principal símbolo representativo é o famoso Orelhão de Itu que foi instalado pela TELESP em 1973 e possui sete metros de altura. O orelhão passou por várias reformas e na última, realizada em 2019, o Orelhão de Itu voltou a apresentar suas cores originais juntamente com a icônica ficha telefônica.

– Instalado na Praça Padre Miguel, a mesma praça do Orelhão de Itu, o Semáforo Gigante é outro atrativo imperdível, com seus quase 4 metros de altura.

Outra visita obrigatória é o Parque dos Exageros, um parque temático que possui diversos brinquedos em formato gigantee um boneco do personagem Simplício, o responsável por colocar Itu com o rótulo de cidade turística.

Os atrativos históricos, com destaque para Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, considerada o maior patrimônio barroco do estado de São Paulo; a Casa Imperial, que hospedou a Princesa Isabel e seu marido Conde D’Eu no ano de 1884 e o Museu Republicano Convenção de Itu, local onde foi realizada a reunião que efetivou as bases do Partido Republicano Paulista, mais conhecida como Convenção de Itu. Vale ressaltar que o museu também se destaca pela coleção de objetos que pertenceram ao primeiro Presidente Civil do Brasil, o ituano Prudente de Moraes.

Foto: tremdarepublica.com.br
  1. Embarcar na viagem do Trem da República e curtir um passeio ferroviário de 7 quilômetros entre as cidades de Itu e Salto para conhecer fatos históricos importantes que resultaram na queda do Império e no início da República no Brasil, no ano de 1889. Mais informações: www.tremdarepublica.com.br;
  2. Itu também é conhecidapor ter filé a parmegiana mais famoso do Brasil, com destaque para o servido pelo Bar do Alemão, pratocomposto por bife a milanesa, coberto com queijo ralado do tipo parmesão, muçarela e bastante molho de tomate tradicional;
  3. Tomar o famoso e instagramável sorvetão de Itu, um picolé gigante que é delicioso;
  4. Dicas de lojas para as comprinhas em Itu: Exageros de Itu, O Gigantão e O Lembranção.

Quer saber mais sobre destinos e dicas de viagem?É só seguir e maratonar o nosso perfil no Instagram @seliganatrip.oficial. Até a nossa próxima trip!

Compartilhar matéria

Siga no

Cristiano Lopes

Turismólogo e jornalista. Colunista de turismo da Rede 98. Apresentador do #SeLigaNaTrip no Central 98 - I edição. Atua no mercado turístico há mais de 30 anos.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98

Acordo Mercosul e União Europeia avança

O inquérito contra o vento

Não se brinca com a autonomia do Banco Central

Marine Le Pen é de direita sim, senhor

BH e a chuva: quando a cidade vira rascunho

Marine Le Pen não é direita: é estatismo com bandeira nacional

Últimas notícias

Ações da Azul despencam após oferta e diluição

Cruzeiro divulga parcial de ingressos para a estreia contra o Pouso Alegre

PROMO: concorra a um par de ingressos para Atlético x Betim, pelo Campeonato Mineiro!

Educação online passa por reequilíbrio após boom digital

Produção e exportação de ovos batem recorde no Brasil

Banda de rock alternativo dos Estados Unidos inclui álbum de Lô Borges em lista de favoritos de 2025

Cidades médias puxam novo ciclo de crescimento no Brasil

Moraes autoriza condenado pelo 8/1 a visitar filha internada em estado grave

Inquilino inadimplente: trocar fechadura é ilegal