Três investigados na ‘Operação Rejeito’, que apura um esquema de fraude em mineração, foram transferidos para presídios de Minas Gerais.
Alan Cavalcante do Nascimento e Helder Adriano de Freitas foram encaminhados para o Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, na última quarta-feira (15).
Também foi transferido, na quarta-feira, o ex-deputado federal João Alberto Paixão Lages. Ele foi encaminhado ao presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
Determinação do STJ
O Superior Tribunal de Justiça determinou que os investigados na Operação Rejeito fossem encaminhados de volta ao sistema prisional mineiro. A decisão é assinada pelo ministro Carlos Pires Brandão, que afirmou que a medida foi justificada pela constatação de “constrangimento ilegal que exigia intervenção imediata da Corte Superior”.
Alan Cavalcante do Nascimento, Helder Adriano de Freitas e João Alberto Paixão Lages estavam em um presídio federal em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, após decisão da Justiça Federal.
Para o Ministério Público Federal, os investigados não preenchiam os critérios para inclusão no sistema federal de segurança máxima.