A oposição alcançou a maioria de 41 senadores para protocolar o pedido de impeachment do ministro do Supremo, Alexandre de Moraes. Número foi divulgado pelo deputado mineiro Nikolas Ferreira (PL/MG), em suas redes sociais, e foi alcançado com o apoio do senador Laércio Oliveira (PP/SE).
Senador Laércio (SE), acaba de se posicionar pelo Brasil e apoiar o impeachment de Moraes. Portanto, soma-se 41 assinaturas e temos maioria para admissibilidade da denúncia.
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) August 7, 2025
Resta agora, Alcolumbre receber a denúncia para dar início ao processo de impeachment:
1.Alcolumbre lê…
A abertura do processo está nas mãos do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União/AP). Uma vez feita a leitura do pedido, é instalada uma Comissão Especial para analisar o caso. Para que Moraes seja impedido, são necessários 54 votos do plenário — ou 2/3 dos senadores.
A maioria já havia sido confirmada mais cedo pelo senador Rogério Marinho (PL/RN). Em coletiva no Congresso Nacional, Marinho cobrou um posicionamento do presidente do Senado. Em reunião com líderes partidários, na noite de quarta-feira (6/08), Alcolumbre reiterou que não pautará o impeachment de Moraes “por pressões externas”.