PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Símbolo de simplicidade, Francisco será enterrado em caixão de madeira fora do Vaticano

Siga no

Sumo Pontífice da Igreja Católica, Francisco teve seu papado marcado pela simplicidade

Compartilhar matéria

O velório de um Papa sempre se torna um evento, até pelo tempo que demora (nove dias). Mas o Papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira, 21/04, buscou no ano passado simplificar esses ritos. E ele será enterrado em um caixão simples de madeira e fora do Vaticano, pela primeira vez em mais de um século.

Francisco renunciou a uma prática secular, segundo a qual o chefe da Igreja é enterrado em três caixões interligados feitos de cipreste, chumbo e carvalho.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em vez disso, Francisco será enterrado em um único caixão de madeira revestido de zinco.

O uso de uma plataforma elevada na Basílica de São Pedro para o “velório”, como aconteceu com os pontífices anteriores, também foi abolido. Os fiéis serão convidados a prestar suas homenagens enquanto o corpo de Francisco ficará dentro do caixão, com a tampa aberta.

Segundo as últimas informações vaticanas, ele optou pelo enterro na Igreja de Santa Maria Maior em Roma, em vez da Basílica de São Pedro, que abriga mais de 90 Papas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A escolha foi por se tratar da igreja que Francisco tradicionalmente frequentava para fazer suas orações em Roma (diocese da qual era, oficialmente, o bispo). Antes dele, Leão XIII, em 1903, havia optado pelo enterro na igreja de São João de Latrão.

As instruções estão no “Ordo Exsequiarum Romani Pontificis”, aprovado em 29 de abril de 2024 pelo próprio Papa Francisco, que recebeu o primeiro exemplar em 4 de novembro.

“Fez-se necessária uma nova edição – explicou à época o arcebispo Diego Ravelli, Mestre das Celebrações Litúrgicas dos Pontífices – antes de tudo porque o Papa Francisco pediu, como ele mesmo declarou em diversas ocasiões, para simplificar e adaptar alguns ritos de forma que a celebração das exéquias do Bispo de Roma expressasse melhor a fé da Igreja em Cristo Ressuscitado”, disse. “O rito renovado, ademais, deveria enfatizar ainda mais que o funeral do Romano Pontífice é o de um pastor e discípulo de Cristo e não de uma pessoa poderosa deste mundo.”

A razão de não ser enterrado no Vaticano

Francisco declarou seu desejo de ser enterrado fora do Vaticano em 2023. “Quero ser sepultado em Santa Maria Maggiore por causa da minha grande devoção” pela Virgem, confidenciou à jornalista mexicana Valentina Alakraki. A devoção mariana é antiga: então cardeal Bergoglio frequentava a basílica ao lado da estação Termini já quando era arcebispo de Buenos Aires: “Sempre ia lá no domingo de manhã, quando eu estava em Roma.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Voltou ao local uma centena de vezes, após cada uma de suas viagens apostólicas e nas festas litúrgicas marianas. Foi ainda o primeiro lugar em que foi após se tornar Papa e que procurou durante a pandemia de covid-19. Curiosamente, trata-se da mesma forte devoção de Santo Inácio de Loyola, fundador dos jesuítas, que ali celebrou sua primeira missa em 1538.

Por fim, o Papa consegue deixar o Vaticano, no qual durante mais de uma vez se disse “engaiolado”. E, em uma sequência iniciada ao se recusar a ir para o Palácio Apostólico e optou por morar na Hospedaria Santa Marta, quebrou um último “protocolo” de seus antecessores.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98

Morre Catherine O’Hara, atriz de ‘Esqueceram de Mim’, aos 71 anos

Cientistas descobrem planeta potencialmente habitável a 146 anos-luz da Terra

Queda de avião na Colômbia deixa 15 mortos, incluindo deputado regional

‘Retrocessos históricos’: Lula aponta para ‘intervenções militares ilegais’ na América Latina

Lula reafirma apoio ao Panamá frente ao interesse dos EUA em retomar controle do canal

Lula e Macron conversam sobre Conselho da Paz de Trump em telefonema

Últimas notícias

Quem é Harris Dickinson, que viverá John Lennon em filmes dos Beatles?

VÍDEO: Toguro convoca torcida do Pouso Alegre antes de partida contra o Atlético

Vírus Nipah não ameaça o Brasil, diz Ministério da Sáude

Com time ‘alternativo’, Atlético enfrenta o Pouso Alegre pelo Mineiro; saiba onde assistir 

Paulo Augusto é expulso do BBB26 após empurrar brother

Atlético confirma venda de Rony ao Santos 

Sem titulares, como Sampaoli deve escalar o Atlético contra o Pouso Alegre? 

Déficit cresce em 2025 apesar de meta fiscal cumprida

Reforma tributária encarece herança de imóveis no Brasil