Após a eliminação para o América no Campeonato Mineiro, no último sábado (22/02), o técnico Leonardo Jardim deixou claro que o Cruzeiro está no mercado em busca de reforços. Uma das buscas do clube, que veio à tona na última semana, é por um atacante de velocidade que atue pelos lados do campo. Nesse cenário, Ronier entrou na mira da Raposa.
Formado nas categorias de base do Coritiba, o atacante chegou ao clube com sete anos de idade, pela primeira vez, na Escola Coxa de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. Aos 16 anos, passou a integrar o elenco sub-20 do Coritiba.
Ronier começou a ganhar destaque na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024. Na ocasião, enfrentou o Cruzeiro na competição e acabou sendo eliminado pela Raposa. Durante o torneio, protagonizou um momento curioso que viralizou nas redes sociais.
No jogo contra o Juventus de São Paulo, na Rua Javari, durante uma pausa para hidratação, o técnico do Juventus chamou os jogadores e, em tom de bronca, disse: “Ó, ninguém vai parar esse Satanás aí”, referindo-se a Ronier, que “infernizou” a defesa do time paulista.
O atacante atua principalmente pelo lado direito do ataque, tendo a perna esquerda como predominante. Costuma cortar para dentro, buscando finalizações ou assistências. Na última temporada, foi o grande destaque do Coritiba na campanha de meio de tabela do time paranaense na Série B. Em todo o ano de 2024, Ronier disputou 46 jogos, marcou sete gols e deu seis assistências.
Em 2024, Ronier chegou a receber uma proposta do Neom, da Arábia Saudita, que estava disposto a investir cerca de 12 milhões de dólares (aproximadamente R$ 66 milhões) no jogador. Na época, a negociação não avançou porque o meia-atacante e o clube priorizam uma venda para a Europa ou para o mercado brasileiro.
O jovem atacante tem contrato com o Coritiba até dezembro de 2027. A multa rescisória para clubes brasileiros é de 200 milhões de reais, enquanto, para o exterior, o valor é de 60 milhões de euros. Em 2025, com a camisa coxa-branca, fez oito jogos, balançou as redes duas vezes e deu uma assistência.
A informação sobre a consulta do Cruzeiro à situação de Lucas Ronier junto ao Coritiba foi antecipada pela jornalista Nadja Mauad, do GE Paraná.
Cruzeiro no mercado
A Raposa tem até o dia 29 de fevereiro para contratar reforços do exterior. Para jogadores que atuam no Brasil, o clube pode se beneficiar da abertura da janela doméstica, que ocorrerá entre 10 de março e 11 de abril.
O recém-chegado à Toca da Raposa, Leonardo Jardim, já deixou claro que deseja reforçar a equipe. Nesta temporada, o Cruzeiro contratou dez jogadores, e a folha salarial do clube gira em torno de 20 milhões de reais.
“Em relação ao grupo, com certeza podemos melhorar. A direção sabe qual é a minha opinião. Algumas peças podem estar faltando para tornar a equipe mais competitiva. Esse é o objetivo, e vamos aproveitar este período de cinco semanas para corrigir essa situação e elevar o time a outro nível”, explicou Leonardo Jardim após a eliminação no Campeonato Mineiro.