Ao vivo
98 Futebol Clube Segunda a Sexta - 12h às 14h

Criamos memes, bordões e paródias que alcançam milhões de pessoas em todo o país, jogando para escanteio o mau humor e levando a bandeira da paz e da alegria para o futebol.

Ex-alvo do Cruzeiro, Valentín Gómez fica sem clube após polêmica na Europa

Siga no

Valentín Gómez recebe homenagem após completar 100 jogos com a camisa do Vélez Sarsfield. (Reprodução/Vélez Sarsfield).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No futebol, é comum o uso do termo “novela” para referir-se a uma transferência que se arrasta por muito tempo. No entanto, a saída do zagueiro Valentín Gómez do Vélez Sarsfield ultrapassou esse conceito e tornou-se uma verdadeira série, com um desfecho desfavorável ao jogador.

O argentino esteve muito próximo de ser o 11º reforço do Cruzeiro para a temporada de 2025. Contudo, o jogador acabou permanecendo no Vélez Sarsfield. Depois da frustrada transferência para a Raposa, ele se envolveu em uma polêmica negociação com um clube europeu, que também não se concretizou. Agora, o Vélez cobra o retorno imediato do atleta.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Desde o ano passado, o zagueiro demonstrou o desejo de deixar “El Fortín”, como o Vélez é conhecido. A primeira oportunidade surgiu em julho de 2024, quando Valentín estava prestes a ser transferido para o Palermo, da Itália, clube que o emprestaria ao River Plate. No entanto, após passar por exames médicos na Itália, o time da Velha Bota decidiu não prosseguir com a operação, frustrando uma venda de 10 milhões de euros brutos. O motivo da desistência foi uma lesão no menisco detectada nos exames.

O jogador permaneceu no clube argentino e foi um dos destaques na conquista do título nacional na temporada passada. No início de 2025, o Cruzeiro demonstrou interesse em contratá-lo, mas uma divergência nos valores acabou impedindo o negócio. Na época, seus direitos federativos estavam avaliados em cerca de 8,5 milhões de dólares.

Diante dessas duas transferências frustradas, o Vélez afirmou que o jogador expressou à diretoria seu desejo de deixar o clube. Valentín Gómez propôs que o grupo empresarial Foster Gillett arcasse com sua multa rescisória para facilitar sua ida para a Europa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na última segunda-feira (24/02), o Vélez emitiu um comunicado criticando a postura dos representantes do jogador e do grupo Gillett. “O clube nunca assinou ou concordou com qualquer documento envolvendo outro clube, grupo de investimento, fundo privado ou similar. Os únicos documentos assinados foram entre Vélez e o jogador, sendo este o único responsável pelo pagamento da cláusula rescisória, no valor de aproximadamente 8,5 milhões de dólares”, explicou o comunicado.

O prazo para esse pagamento expirou em 28 de janeiro, mas foi prorrogado sem sucesso após diversas solicitações aos empresários do atleta. “Durante esse período, o clube manteve contatos e negociações com o grupo Gillett, a pedido do jogador, para garantir que a operação fosse concluída e os compromissos assumidos fossem cumpridos”, afirma o Vélez no comunicado.

Na mesma data, encerrou-se o prazo para inscrição de jogadores na Série A italiana. A Udinese era o clube no qual o grupo Gillett pretendia alocar o zagueiro. Diante disso, o Vélez considerou a operação encerrada e cobrou o retorno imediato de Gómez à Argentina para reintegrar-se aos treinos do time principal. No entanto, o jogador segue na Itália.

O clube argentino destacou que “nunca autorizou a viagem de Gómez à Itália, a realização de exames médicos em outro clube ou mesmo seu treinamento em qualquer equipe estrangeira”. Ainda segundo o comunicado, tais permissões foram toleradas apenas para facilitar a transferência, que beneficiaria tanto o Vélez quanto o atleta.

Presidente do Vélez critica postura do jogador

Em entrevista à ESPN argentina, o presidente do Vélez, Fabián Berlanga, abordou a situação do jogador. “A declaração (referindo-se ao comunicado divulgado pelo clube) é um tanto fria. Se considerarmos o aspecto humano, Valentín está sofrendo com as transações frustradas. Nosso objetivo é trazê-lo de volta, dar suporte e tentar uma nova negociação na janela de junho, quando o mercado europeu está mais aquecido”, disse Berlanga.

O mandatário também explicou que Valentín assinou um acordo com o Vélez, estipulando sua liberação dois dias após o pagamento da multa rescisória. No entanto, como o pagamento não foi realizado, o acordo foi cancelado. “Esperamos pacientemente porque o clube precisava desse dinheiro e queríamos proporcionar ao jogador a chance de realizar seu sonho de atuar na Europa. Mas o prazo passou, o dinheiro não foi depositado e, no fim, não havia mais onde registrá-lo, frustrando a transferência”, concluiu.

O comunicado do Vélez estabeleceu 3 de março como prazo final para o retorno de Gómez. O clube ressaltou que ele é um jogador formado na base e co-capitão da equipe campeã. Berlanga, porém, reconheceu a incerteza sobre a situação: “Precisamos conversar com o jogador e sua família. Se ele considerar adequadas as condições para voltar a atuar pelo Vélez, não vejo problemas. Tampouco acredito que o treinador os tenha”, finalizou.

Transferência de Valentín teve dificuldades, diz grupo de investidores

Diante da polêmica, Guillermo Tofoni, representante da Foster Gillett na Argentina, rebateu as acusações do presidente do Vélez e defendeu a postura do grupo de investimentos. “Tomamos todas as medidas necessárias para concretizar a transferência de Valentín Gómez para a Udinese, mas dificuldades financeiras inesperadas impediram a conclusão do acordo”, afirmou ao Beo Sport.

Tofoni reiterou que a comitiva de Gillett sempre esteve empenhada em viabilizar o negócio e expressou surpresa com a decisão do Vélez. “Nosso objetivo sempre foi ajudar o jogador a evoluir na carreira e concretizar uma transferência benéfica para todas as partes”. Ele também explicou os problemas financeiros mencionados: “Houve atrasos na disponibilidade de fundos devido a questões administrativas e bancárias internacionais. Apesar dos esforços para garantir que o dinheiro chegasse a tempo, a transação não foi concluída antes do fechamento da janela de transferências”, finalizou.

Siga no

Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante dois anos, foi produtor e redator do programa 98 Esportes, até migrar, em 2024, para a equipe digital da emissora. Hoje, dedica-se à cobertura do futebol brasileiro e internacional, fazendo do jornalismo esportivo sua grande paixão.

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Esportes

Ancelotti pode ter o maior salário entre os técnicos de seleção; saiba quem ganha mais

Atlético inaugura na Arena MRV galo gigante de 8 metros e 13 toneladas

Dudu vai se desculpar com Jardim? Samuel Venâncio diz que caso ‘dificilmente terá reviravolta’

Camisa da Seleção Brasileira vermelha? CBF permite modelos em cores diversas; entenda

Crise no Santos: torcida invade CT e cobra jogadores e diretoria

Atlético e Maringá se enfrentam pelo jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil; veja onde assistir

Últimas notícias

Aeroporto de Confins tem atrasos e voos cancelados nesta terça-feira (29)

Parque Municipal de BH vai ganhar mais de 100 poltronas

VÍDEO: Mãe salva filha autista de atropelamento e cenas impressionam

Audiência pública vai discutir criação do Parque da Linha Férrea entre BH e Nova Lima

iFood reajusta tarifa para entregadores, mas longe do pedido no ‘breque’ dos apps

Descontos indevidos no INSS: ação da Defensoria mira Associação que pode ter lesado mineiros

Saiba como fica a coleta de lixo em BH durante o feriado do Dia do Trabalhador

Influenciador Jorge Valença conta como começou a avaliar pratos na internet

BR-040 terá obras durante o feriado no caminho para o Rio de Janeiro