Ao vivo

Futebol brasileiro “invisível” na Europa?

Siga no

O campeonato brasileiro não está entre os mais assistidos na Europa (Foto: youtube/reprodução)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os comentaristas CJ, Rafael Miranda, Leandro Cabido, Vinícius Grissi e o colunista Renato Paim debateram sobre a visibilidade e o consumo do futebol brasileiro no exterior, com foco especial na Europa. A discussão destacou que, embora haja admiração pelo futebol brasileiro, o consumo é baixo, exceto em Portugal.

Renato Paim reforçou que o europeu em geral não costuma consumir o futebol brasileiro. complementa essa visão, indicando que o consumo do futebol brasileiro na França é quase nulo. “Principalmente na França, onde você tá, é zero. É zero, quase nulo”. A Espanha também demonstra pouco interesse, embora um pouco maior que a França. “Tô falando da Espanha. A França é zero. Apesar deles terem uma admiração pelo futebol brasileiro, acompanhar eles não acompanham”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Europeus não têm noção dos campeonatos oficiais e times relevantes no Brasil. “Eles não sabem o que é estadual, ele não sabe qual que é o time, os times que são realmente relevantes”.

Neymar ainda gera interesse, com seus lances viralizando, mas sem que haja um acompanhamento do campeonato brasileiro como um todo. “Eles vêem alguns lances e eles perguntam, o Neymar agora tá bombando… Eles não tem noção”. O futebol argentino tem um consumo um pouco maior na Europa, mas ainda assim limitado. “O que eles consomem um pouco mais é o futebol argentino, mas mesmo assim é muito pouco”.

O aumento do número de jogadores brasileiros atuando em Portugal tem impulsionado o interesse no futebol brasileiro no país. “É que em Portugal agora também tem muito mais brasileiros do que os caras que estão no banco aqui vão ser titular lá, né? Então por isso que eles ficam atentos”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A existência de um canal que transmite jogos do campeonato brasileiro em Portugal ajuda a manter o interesse. “Agora tem um canal agora que passa sete jogos do campeonato brasileiro. Então tem canal que transmite, pelo menos”.

Em resumo, o debate na Rádio 98 destacou a disparidade na visibilidade do futebol brasileiro na Europa, com Portugal se sobressaindo como um dos poucos países onde há um consumo significativo. A discussão evidenciou a necessidade de estratégias para aumentar o interesse e o conhecimento sobre o futebol brasileiro no mercado europeu.

*Estagiário sob orientação da supervisora Jackeline Oliveira

Siga no

Estudante de Jornalismo na UFMG. Com passagens pela TV Alterosa e Itatiaia. Estagiário da Rede 98 desde 2024. Apaixonado por esportes e geopolítica.

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Esportes

Hulk valoriza empate com o Maringá e destaca poder de competição do Galo

Após empate, Maringá ironiza árbitro por lance polêmico com o Atlético

CBF desmente rumores sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Atlético vacila e só empata com o Maringá fora de casa

Ronaldinho x Alex: duelo de craques marca aniversário do Mineirão

CBF encerra negociação com Ancelotti e mira Jorge Jesus

Últimas notícias

Lei que formaliza associações de proteção veicular pode ampliar acessibilidade ao mercado de seguros

‘Nikole merece respeito’: Nikolas Ferreira ironiza sobre condenação por transfobia

Papamóvel fabricado em Minas voltou para o estado após ser usado pelo Papa Francisco

Relatório da Anistia Internacional diz que “efeito Trump” coloca direitos humanos em risco

Nikolas Ferreira é condenado por discurso transfóbico na Câmara dos Deputados

Dembélé garante vantagem do PSG sobre o Arsenal nas semifinais

‘Legalização das associações de proteção veicular vai impactar a relação securitária no Brasil’, afirma presidente da Femg

Mais de 500 mil mineiros podem ter o título de eleitor cancelado

Ex-vocalista do Nightwish, Anette Olzon, anuncia turnê no Brasil: saiba se BH está na lista