O ano de 2025 marca o 10º aniversário do bloco Seu Vizinho, que desfila no Aglomerado da Serra, em BH. O desfile será uma homenagem à linguista e escritora mineira Conceição Evaristo. A expectativa é de que 120 mil foliões tomem as ruas do aglomerado no início da tarde de sábado (1/3), para acompanharem o trajeto do trio elétrico, com direito a convidados surpresa e muita música brasileira.
Em 2025, o tema do bloco é “Tá Rolando de 10 — Se Armando de Coragem e Esperança”, uma mistura entre uma gíria muito conhecida na comunidade com uma frase forjada pela escritora belo-horizontina que remete à sua interpretação sobre as perspectivas ambicionadas para o povo negro, população majoritária nas favelas do país.
“O tá rolando é um grito da favela, mas a gente quer dizer que tá rolando arte, cultura, conhecimento, inventividade, empreendedorismo, a gente tá lá trabalhando e construindo com muita garra nossa história”, conta Paulo Vitor Ribeiro, o PV, idealizador, um dos fundadores e regente do Seu Vizinho.
Como surgiu o bloco
O bloco, um dos maiores de periferia de todo o país, foi criado em 2014 como um bloco de Carnaval na Vila Marçola, em Belo Horizonte, maior favela de Minas Gerais e uma das maiores do Brasil, com quase 50 mil habitantes.
O bloco surgiu para democratizar o acesso das comunidades ao Carnaval de BH após o reaquecimento da folia na capital mineira: “Tem uma parte de acesso que o povo da favela, o povo preto não estava acessando, que é ficar dentro das cordas, que é ter acesso àqueles instrumentos de percussão ou subir num trio elétrico para poder cantar, tocar, então foi nesse momento que eu senti a demanda, a vontade e a necessidade dessa provocação de a gente fazer um bloco na favela, para a favela e para a cidade toda” disse PV.
Atualmente, o bloco cresceu tanto que realiza três apresentações de pré-Carnaval: em dezembro, janeiro e fevereiro.
Bateria do Seu Vizinho
A bateria este ano terá uma adição de dez profissionais, com 80 integrantes ao todo. O figurino ainda não foi revelado, mas as cores seguirão a paleta de cores tradicional do bloco: preto, prata e dourado.
O bloco Seu Vizinho tem cerca de 350 pessoas envolvidas em toda a equipe. São várias áreas, como cenografia, figurino, produção musical, comunicação, design, segurança, alimentação e bateria.
“Muitas pessoas empregadas gerando renda diretamente no bloco e outras que estão ali ao redor com comércio, seus empreendimentos ali abertos também, gerando renda na comunidade” completou PV.
Atrações especiais
Para o aniversário de 10 anos do bloco, foram convidados os belo-horizontinos Adriana Araújo, sambista, Mc Anjim, cantor de funk, FBC, rapper dono dos álbuns “S.C.A”, “PADRIM”e “Baile”, além da cantora de funk carioca, Tati Quebra Barraco.
Anota aí
A concentração do Seu Vizinho é a partir das 11h, na avenida Mem de Sá, 1882. A saída do cortejo está marcada para 12h.
O trajeto ocorre na Mem de Sá por ser a avenida mais larga possível ainda dentro da favela e que ainda possa garantir segurança aos foliões e à execução do bloco.
Endereço: avenida Mem de Sá, 1882 – Aglomerado da Serra (Canão)
Concentração: 11h de sábado, dia 1° de março
Início do trajeto: 12h de sábado, dia 1° de março