Belo Horizonte terá uma operação especial no trânsito durante o Carnaval de 2025. Quatro pontos da cidade terão interdições nos quatro dias de folia, entre 1º e 4 de março: Área Central, Santa Tereza, Pampulha, e Avenida dos Andradas. As medidas, segundo a prefeitura, são para dar mais segurança aos foliões, preservar a mobilidade, e minimizar os impactos de deslocamento.
No Centro de BH, cinco áreas serão fechadas a partir das 10h de sábado. Elas ficam no Hipercentro, Floresta, Av. Brasil, Savassi e Barro Preto. Sendo que nas áreas do Hipercentro, Savassi e Av. Brasil, o fechamento será realizado durante todo o período entre 1º e 4 de março, 24 horas. As áreas nos bairros Floresta e Barro Preto terão liberação às 23h.
As vias no bairro Santa Tereza serão interditadas uma hora antes do desfile do primeiro bloco, diariamente, entre os dias 1º e 4º de março. Vias fechadas a partir das 9h de sábado (1º) até as 19h. As vias serão liberadas assim que o serviço de limpeza for concluído.
Já na Pampulha, as interdições seguem os mesmos moldes, mas o fechamento está previsto para duas horas antes do desfile do primeiro bloco.
O trânsito local dos moradores e comerciantes será permitido nos locais interditados. Segundo a prefeitura, situações de emergência serão preservadas com o auxílio dos agentes da BHTrans e da Guarda Municipal. Não será permitido estacionar nas ruas interditadas para o desfile dos blocos, evitando situações de risco aos foliões e também danos aos veículos.
Acesso à Área Hospitalar
Os moradores e turistas que desejam acessar a área hospitalar devem utilizar a Avenida do Contorno, acessando a rua Maranhão (próximo ao Hospital da Polícia Militar), também pelas avenidas Francisco Sales, Augusto de Lima e a Rua dos Caetés (após os desfiles de sábado). Todo esse trajeto estará livre para o tráfego de veículos e os agentes da Unidade Integrada de Trânsito irão preservá-lo durante os deslocamentos dos blocos.