Ao vivo
Rock Insônia

Consignado CLT: saiba os cuidados na hora de contratar um empréstimo

Siga no

Consignado não pode ser contratado pelo telefone (Marcello Casall Jr/Agência Brasil)

Com a nova modalidade de crédito consignado criada pelo governo federal, voltada para trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada, entidades de defesa do consumidor alertam para os cuidados a serem tomados antes de contratar o empréstimo.

O crédito terá como garantia recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) com algumas regras que devem ser observadas com muita cautela pelos consumidores. Uma delas é o comprometimento de até 35% do salário para o pagamento das parcelas e a garantia do crédito até 10% do FGTS ou 100% da multa rescisória, caso o trabalhador seja demitido sem justa causa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Esta retenção de parte do FGTS como garantia para um empréstimo mais barato deve ser bastante planejada pelo consumidor para que não se torne uma dificuldade, já que para os trabalhadores da iniciativa privada o FGTS representa uma reserva financeira estratégica”, alerta o diretor-executivo do Procon de São Paulo, Luiz Orsatti Filho.

Para ele, é preciso que o interessado compreenda muito bem as regras e avalie a real necessidade do empréstimo, analisando se a contratação não irá comprometer o orçamento e gerar uma situação de endividamento.

Taxa de juros

O Procon-SP alerta ainda para o fato de que a taxa máxima de juros deve incluir todos os custos da operação. “Não é permitida qualquer outra cobrança como tarifa, sob qualquer justificativa. É proibido estipular prazo de carência para o início do pagamento das parcelas. Ao receber o empréstimo, o beneficiário não poderá começar a pagar meses depois”, explica o Procon-SP.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Antes da assinatura do contrato, é preciso estar atento ao valor total contratado com e sem juros, a taxa mensal e anual de juros, o valor, número e periodicidade das prestações, a data do início e fim dos descontos e o custo efetivo total. Todas essas informações devem ser fornecidas pelos bancos e financeiras.

O consumidor deve se lembrar ainda de que as parcelas do empréstimo serão descontadas diretamente da folha de pagamento pelo eSocial, sistema público que unifica de forma obrigatória informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais dos empregadores e empregados de todo o país.

A nova modalidade de empréstimo consignado não pode ser contratada por telefone, só pelos canais oficiais das instituições financeiras, após proposta recebida no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).

Para a advogada especialista em Direito do Consumidor, Renata Abalem, o ideal é não fazer dívidas, portanto, o melhor é analisar muito bem a necessidade de contrair o consignado.

“Se for para pegar esse dinheiro, que seja para comprar um bem durável. Se o objetivo for o de pagar uma outra dívida, que esse pagamento seja bem alinhavado para não ser ainda um prejuízo maior, porque uma dívida é um pacto de obrigatoriedade”, finaliza.

Siga no

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Cirurgia de Bolsonaro no intestino termina após mais de 11h

PBH vai retomar projeto original da alça de acesso ao Belvedere

Mianmar é atingida por novo terremoto, um dos maiores tremores desde 28 de março

Bolsonaro passa por cirurgia no intestino em Brasília

Veja o resultado do sorteio da Mega-Sena desse sábado; prêmio é R$ 37,1 milhões

Mais da metade dos brasileiros acha que a criminalidade aumentou

Últimas notícias

‘Temos peças abaixo’, diz Cuca sobre desempenho de jogadores do Galo

Galo empata com o Vitória e segue sem vencer no Brasileirão

Leonardo Jardim explica banco para Gabigol em empate contra o São Paulo

Jardim mexe na escalação e Cruzeiro conquista empate contra o São Paulo

Bolsonaro será operado em Brasília neste domingo

Desfalcado, Galo tenta 1ª vitória no Brasileiro com apoio de Rubens Menin no CT

Matheus Henrique passa por cirurgia no joelho e inicia recuperação no Cruzeiro

Conjunto Taquaril recebe obras de saneamento e infraestrutura da PBH

Dudu nega xingamento e afirma que “VTNC” significa ‘Vim Trabalhar no Cruzeiro’