Estudantes da rede estadual de ensino podem ganhar bolsas de intercâmbio

Siga no

O projeto do Governo de Minas vai levar 150 estudantes da rede pública estadual para uma experiência de intercâmbio estudantil (Gil Leonardi/Agência Minas)

Compartilhar matéria

A partir desta segunda-feira (14/4), estudantes da rede estadual de ensino de Minas Gerais podem se inscrever para o Passaporte Mineiro do Conhecimento. O projeto do Governo de Minas vai levar 150 estudantes da rede pública estadual para uma experiência de intercâmbio estudantil.

A iniciativa é voltada para estudantes do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e oferece bolsas integrais que cobrem passagens, hospedagem, documentação, seguro saúde, taxas escolares e ajuda de custo para despesas pessoais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Essa é uma oportunidade única, pois os estudantes poderão estudar fora do país, vivenciar um intercâmbio, conhecer novas culturas e aprender outros idiomas. Isso contribui diretamente para a formação integral desses estudantes, o que é almejado pela Secretaria frente às ações pedagógicas que vem desenvolvendo”, afirma a superintendente de Políticas Pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Rosely Lima.

Os estudantes selecionados participarão de atividades interculturais e poderão ser alocados em países da Europa, Ásia, África, Oceania e Américas. As inscrições vão até o dia 23 de abril e devem ser feitas por meio deste formulário.

Quem pode se inscrever

Podem se candidatar estudantes regularmente matriculados no 1º ano do EMTI em 2025, com frequência escolar superior a 85% e média igual ou superior a 85% nos componentes básicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no ano anterior.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

É necessário, ainda, ter entre 14 e 17 anos e seis meses na data do embarque, além de não ter sido reprovado em nenhuma etapa da trajetória escolar.

Após a inscrição, 300 semifinalistas serão selecionados para uma trilha formativa, que incluirá palestras e oficinas baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Neste estágio, os semifinalistas também passarão por entrevistas individuais, onde serão avaliados não apenas pelo desempenho acadêmico, mas também por características como adaptação, sociabilidade, interesse em novas culturas e competências socioemocionais.

Agência Minas

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Zema e Fiemg vão à Europa em busca de investimentos

Morte por suspeita de intoxicação por metanol é descartada em Minas Gerais

Gata é resgatada pelos bombeiros depois de ficar cinco dias presa em coqueiro

Minas Gerais registra primeira morte com suspeita de intoxicação por metanol

Metanol: casos de intoxicação alavancam procura por bebidas locais

‘Águas do Saber’: Estudantes escrevem livros sobre Brumadinho e encantam com criatividade e imaginação

Últimas notícias

Trump embarca para Israel e diz que guerra acabou em Gaza

Alckmin abre evento pré-COP 30 em Brasília nesta segunda-feira

Dino inicia julgamento do núcleo 4 da tentativa de golpe no STF

Defesa Civil emite alerta de chuva com ventos fortes e raios em BH

Quem é Daniela Teixeira, ministra que desponta como favorita para vaga de Barroso no STF

Diane Keaton: DiCaprio, Coppola, Jane Fonda e mais celebram legado da atriz; veja homenagens

Lula será recebido pelo Papa Leão XIV no Vaticano nesta segunda-feira

China reage a ameaça de tarifa de 100% de Trump e diz que poderá tomar medidas

Dia de Nossa Senhora Aparecida: veja a programação da Arquidiocese de BH