Em vez de carne vermelha, peixes e pratos derivados dos pescados. A substituição é comum na Semana Santa, mas você sabe escolher bem o que vai levar ao prato? Além de atenção às variações de preços, o consumidor também deve redobrar os cuidados ao comprar peixes por uma questão de saúde.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) alerta que como se trata de um produto perecível é importante ficar atento na compra para garantir uma boa qualidade.
A nutricionista Samira Tanure, do Plantão Técnico da Emater-MG explica que, no caso dos peixes frescos, existem indicações de que o produto está próprio para o consumo: “Os olhos devem estar claros, brilhantes e salientes. A superfície do corpo limpa, com brilho metálico característico, e escamas, nadadeiras e caudas bem aderidas ao corpo, além de brânquias ou guelras úmidas, com coloração avermelhada, mas sem sangramentos”, afirma.
O bacalhau, muito procurado na época do feriado, também requer cuidados na hora da compra: “Os consumidores devem dar preferência à peça inteira, sem estar desmanchado. O sal espalhado na superfície deve ter aparência homogênea. O ideal é um corpo firme e resistente e nunca com aparência úmida ou melada”, ressalta a nutricionista.