O atacante Neymar voltou a sentir um problema muscular na coxa esquerda e precisou deixar o campo durante o duelo entre Santos e Atlético, na Vila Belmiro. A lesão ocorreu aos 34 minutos do primeiro tempo, pouco depois de o craque retornar aos gramados, após se recuperar do mesmo problema em março deste ano. Na ocasião, a contusão já havia o tirado das semifinais do Campeonato Paulista e das duas primeiras rodadas do Brasileirão.
PRÍNCIPE! A nação santista está com você. 🤍🖤 pic.twitter.com/jXRAjSKnNv
— Santos FC (@SantosFC) April 17, 2025
O histórico de lesões de Neymar vem se tornando cada vez mais frequente, e sua presença em campo, cada vez mais rara. Em outubro de 2023, durante uma partida das Eliminatórias contra o Uruguai, o camisa 10 sofreu uma grave lesão no joelho, que o afastou por mais de um ano. Desde então, tem convivido com novos problemas físicos e feito poucas aparições.
Segundo dados do Sofascore, plataforma especializada em estatísticas esportivas, entre agosto de 2023 e abril de 2025, Neymar acumulou apenas 1330 minutos em campo, somando as partidas por Al-Hilal, Santos e Seleção Brasileira. Uma média de 0,75 jogo por mês ou, um jogo a cada 40 dias.
Repercussão internacional
A nova lesão do camisa 10 repercutiu fortemente na imprensa internacional, que classificou o momento como “um calvário infinito”. Os veículos destacaram o baixo tempo de Neymar em campo e afirmaram que sua situação “vai de mal a pior”.
Jornais como As e Marca (Espanha), Bild (Alemanha), La Gazzetta dello Sport (Itália) e A Bola (Portugal) noticiaram a nova lesão e deram destaque à cena de Neymar deixando o gramado chorando.
Além da imprensa, a notícia também movimentou as redes sociais. Diversos usuários do X (antigo Twitter) lamentaram a contusão e demonstraram descrença quanto a uma possível volta do jogador ao alto nível.
“É necessário aceitar, de uma vez por todas, que Neymar acabou. São quase 3 anos de um atleta com o corpo esfacelado”, escreveu um internauta.
“O Brasil precisa aceitar que o instagramer Neymar não joga mais. Ele se aposentou em 2023, mas ninguém quer enxergar isso”, postou outro.
Situação indefinida
Com contrato válido até junho, Neymar tem apenas mais oito jogos a disputar pelo Santos. A ideia inicial do camisa 10 era recuperar a boa forma no clube que o revelou e, em seguida, retornar à Europa, onde brilhou com sua conhecida “ousadia e alegria”.
No entanto, os recorrentes problemas físicos tornam esse retorno ao futebol europeu cada vez mais improvável — e o sonho de conquistar o hexa pela Seleção Brasileira também parece mais distante a cada nova lesão.