PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Manobra de Heimlich: aprenda a desengasgar adultos e crianças

Siga no

Manobras como a de Heimlich nem sempre são conhecidas e, na hora do desespero, é difícil pensar em como ajudar quem esteja passando por isso (Ministério da Saúde/Divulgação)

Compartilhar matéria

Nessa segunda-feira (21/4), um casal de Belo Horizonte viveu momentos de tensão após o filho recém-nascido se engasgar com leite materno. Por telefone, um bombeiro militar instruiu o pai, que conseguiu salvar a criança e levá-la consciente ao hospital.

As manobras de desengasgo, como a de Heimlich, nem sempre são conhecidas pelas pessoas e, na hora do desespero, é difícil pensar em como ajudar quem esteja passando por isso. Confira, abaixo, algumas dicas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais para lidar com essa situação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Manobra de Heimlich

As pessoas engasgadas normalmente fazem gestos de sufocação, como segurar o pescoço com as mãos. Também é comum que essas pessoas fiquem incapazes de tossir ou falar, além de a respiração se tornar mais difícil ou com ruídos.

Caso a pessoa esteja acordada, peça para ela tossir para tentar expelir o objeto ou líquido. Caso ela não consiga, será necessário realizar a manobra de Heimlich.

Para isso, posicione-se atrás da pessoa engasgada, com seus braços em volta do abdômen e as mãos acima do umbigo. Com uma mão, segure o punho da outra mão e aperte a barriga da pessoa realizando um movimento no formato na letra “J” (de fora para dentro, de cima para baixo).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Repita essas compressões até que o objeto saia. No caso de crianças, a manobra também pode ser realizada. Apenas fique de joelhos atrás da criança para executá-la.

Caso a pessoa esteja desacordada, é necessário ligar para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Até a chegada do socorro, coloque a vítima deitada no chão ou em uma superfície rígida e inicie as compressões torácicas que são realizadas com as duas mãos (no caso de adultos) e uma mão (no caso de crianças), no peito, abaixo da linha dos mamilos.

Se um bebê engasgar?

Bebês geralmente se engasgam com leite ou algum objeto pequeno que conseguiram colocar na boca. Para identificar se a criança está engasgada, é só observar se ela está com dificuldade de respirar, fazendo barulhos e ruídos estranhos. Normalmente os bebês também ficam com os lábios azulados, a pele pálida ou com vermelhidão.

Nesse caso, os pais devem sugar a boca e o nariz do bebê ao mesmo tempo. Caso o líquido não saia com a sucção ou caso o bebê tenha se engasgado com algum objeto sólido, é necessário deitar o bebê em um dos braços, com a cabeça mais baixa que o tronco e observar se há algum objeto em sua boca que possa ser retirado facilmente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Caso não seja possível retirar o objeto, coloque o bebê com a barriga apoiada no braço, para que o tronco fique mais baixo do que as pernas, e dê 5 palmadas com a base da mão nas costas.

Se ainda assim o objeto não sair, vire o bebê de frente, ainda sobre o braço e faça cinco compressões com 2 dedos: o médio e anular sobre o tórax, na região entre os mamilos.

Repita a manobra até que o bebê apresente choro ou tosse sem dificuldade. Caso o bebê fique inconsciente, ligue para o telefone 193 do Corpo de Bombeiros Militar e peça ajuda. Mesmo que o bebê desengasgue é importante procurar um pronto-socorro para uma avaliação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Saúde

Um terço dos cursos de Medicina são mal avaliados em exame nacional do Ministério da Educação

Pesquisadores da UFMG defendem a taxação de bebidas açucaradas em novo estudo

Fiocruz conduzirá estudo com injeção contra HIV em sete cidades

Hidratante corporal x facial: existe mesmo diferença ou é tudo igual?

Vacina da dengue do Butantan deve ganhar escala nacional a partir do segundo semestre

Suor estraga o cabelo? Especialista revela se é preciso lavar os fios todo dia após o treino

Últimas notícias

‘Sensação’ da Copinha, Ibrachina eliminou o Atlético e tem destaque formado no América

Vila Galé anuncia R$ 800 mi em novos hotéis no Brasil

Comunicação interna falha quando liderança não dialoga

Caso Banco Master reabre debate sobre risco e liquidez

Neurotecnologia sai da ficção e entra no cotidiano

Novo secretário de Meio Ambiente defende ‘punição exemplar’ para irregularidades em Minas

Em apenas 1 dia, greve dos coletores deixa mais de 600 toneladas de lixo por BH

Proposta de mudar regulação de fundos acende alerta institucional

Concessões e PPPs ganham força e viram política de Estado