Manobra de Heimlich: aprenda a desengasgar adultos e crianças

Siga no

Manobras como a de Heimlich nem sempre são conhecidas e, na hora do desespero, é difícil pensar em como ajudar quem esteja passando por isso (Ministério da Saúde/Divulgação)

Compartilhar matéria

Nessa segunda-feira (21/4), um casal de Belo Horizonte viveu momentos de tensão após o filho recém-nascido se engasgar com leite materno. Por telefone, um bombeiro militar instruiu o pai, que conseguiu salvar a criança e levá-la consciente ao hospital.

As manobras de desengasgo, como a de Heimlich, nem sempre são conhecidas pelas pessoas e, na hora do desespero, é difícil pensar em como ajudar quem esteja passando por isso. Confira, abaixo, algumas dicas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais para lidar com essa situação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Manobra de Heimlich

As pessoas engasgadas normalmente fazem gestos de sufocação, como segurar o pescoço com as mãos. Também é comum que essas pessoas fiquem incapazes de tossir ou falar, além de a respiração se tornar mais difícil ou com ruídos.

Caso a pessoa esteja acordada, peça para ela tossir para tentar expelir o objeto ou líquido. Caso ela não consiga, será necessário realizar a manobra de Heimlich.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para isso, posicione-se atrás da pessoa engasgada, com seus braços em volta do abdômen e as mãos acima do umbigo. Com uma mão, segure o punho da outra mão e aperte a barriga da pessoa realizando um movimento no formato na letra “J” (de fora para dentro, de cima para baixo).

Repita essas compressões até que o objeto saia. No caso de crianças, a manobra também pode ser realizada. Apenas fique de joelhos atrás da criança para executá-la.

Caso a pessoa esteja desacordada, é necessário ligar para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Até a chegada do socorro, coloque a vítima deitada no chão ou em uma superfície rígida e inicie as compressões torácicas que são realizadas com as duas mãos (no caso de adultos) e uma mão (no caso de crianças), no peito, abaixo da linha dos mamilos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Se um bebê engasgar?

Bebês geralmente se engasgam com leite ou algum objeto pequeno que conseguiram colocar na boca. Para identificar se a criança está engasgada, é só observar se ela está com dificuldade de respirar, fazendo barulhos e ruídos estranhos. Normalmente os bebês também ficam com os lábios azulados, a pele pálida ou com vermelhidão.

Nesse caso, os pais devem sugar a boca e o nariz do bebê ao mesmo tempo. Caso o líquido não saia com a sucção ou caso o bebê tenha se engasgado com algum objeto sólido, é necessário deitar o bebê em um dos braços, com a cabeça mais baixa que o tronco e observar se há algum objeto em sua boca que possa ser retirado facilmente.

Caso não seja possível retirar o objeto, coloque o bebê com a barriga apoiada no braço, para que o tronco fique mais baixo do que as pernas, e dê 5 palmadas com a base da mão nas costas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Se ainda assim o objeto não sair, vire o bebê de frente, ainda sobre o braço e faça cinco compressões com 2 dedos: o médio e anular sobre o tórax, na região entre os mamilos.

Repita a manobra até que o bebê apresente choro ou tosse sem dificuldade. Caso o bebê fique inconsciente, ligue para o telefone 193 do Corpo de Bombeiros Militar e peça ajuda. Mesmo que o bebê desengasgue é importante procurar um pronto-socorro para uma avaliação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Saúde

UTI do Hospital Infantil João Paulo II ficará fechada por 60 dias; pacientes são transferidos para o João XXIII

UFMG busca voluntários para pesquisar se mudança de hábitos previne diabetes

Hospital da Baleia é escolhido para campanha ‘Alerta Lilás’ em Minas

Agosto Dourado joga luz nos desafios para fomento de redes de apoio à amamentação

Médica explica riscos de interromper uso de canetas emagrecedoras sem acompanhamento

Hospital Risoleta Neves, em BH, restringe atendimentos devido à superlotação

Últimas notícias

Atlético x Cruzeiro: torcidas demonstram apoio às vésperas de clássico decisivo

PGR tem 5 dias para analisar indiciamento de Bolsonaro e Eduardo

Atlético x Cruzeiro: confrontos pela Copa do Brasil terão esquema de segurança reforçado, garante PM

Condenados pelo incêndio da boate Kiss têm pena reduzida

Clássico decisivo: saiba onde assistir Atlético x Cruzeiro pela Copa do Brasil

Estrada Cênica e queijo do Serro: Anglo American aposta em turismo para diversificar economia no Espinhaço

Liderança que transforma: cultura forte e preparo para unir gerações no trabalho

Matheus Pereira x Gustavo Scarpa: camisas 10 e ‘garçons’ de Cruzeiro e Atlético

América anuncia saída do atacante Renato Marques