O clube de São João del-Rei que já teve Tancredo Neves como jogador e presidente

Siga no

Minas Futebol Clube e a ligação histórica com Tancredo Neves (Foto: Reprodução)

Compartilhar matéria

Tancredo Neves é uma das figuras mais marcantes da história recente da política brasileira. O ex-presidente eleito morreu dias antes de ser empossado. Além da política, Tancredo tinha uma paixão antiga, cultivada desde a adolescência em São João del-Rei: o Minas Futebol Clube.

No último dia 21 de abril, diversas homenagens marcaram os 40 anos da morte de Tancredo Neves. Diante desse fato histórico, a reportagem da Rede 98 foi em busca de histórias do ex-presidente, que também foi atleta e benemérito do Minas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Minas Futebol Clube

O Minas Futebol Clube é um clube centenário de São João del-Rei. Fundado em 15 de agosto de 1916 por José de Assis Viegas, Humberto Renari e Verbini Parizzi, suas cores — azul e branco — foram inspiradas na data de fundação, em homenagem a Nossa Senhora da Glória. O escudo e a bandeira, com as letras MFC e 22 estrelas, representam os 22 atletas do Minas.

Escudo do Minas Futebol Clube, de São João del-Rei
(Foto: Reprodução)

Tancredo Neves no Minas

Ainda na década de 1920, antes de seguir para Belo Horizonte para estudar Direito, Tancredo Neves chegou a jogar pelo Minas, que disputava torneios amadores na região. Após se formar em Direito pela UFMG, em 1934, ele retornou a São João del-Rei, onde continuou atuando pelo clube.

Entre 1942 e 1946, Tancredo foi presidente do Minas, reafirmando sua ligação com o clube, conhecido como o “coração Mineiro” — apelido dos torcedores. Mesmo após ingressar na vida política, não se afastou do time. Rômulo Pinto Camarano, ex-presidente do Leão da Biquinha (apelido do Minas em São João del-Rei), que comandou o clube de agosto de 1976 a fevereiro de 1987, relembra a participação do ex-presidente eleito.“Tancredo Neves sempre foi Mineiro, mesmo depois de deixar a presidência do clube. Já com uma vida pública cheia de compromissos, ele não se esquecia do Minas. Na época da minha gestão, ajudou muito e sempre estava disposto a contribuir com o clube”, contou Rômulo, hoje com 91 anos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ele também recorda que Tancredo foi um dos responsáveis pela construção do ginásio do clube, que hoje leva seu nome.

Ginásio do Minas, que leva o nome do ex-presidente eleito Tancredo Neves (Foto: Reprodução)

Minas como profissional

Mesmo com o apoio de Tancredo Neves, o Minas não conseguiu se consolidar nas disputas profissionais. Em 1969 e 2003, o clube chegou a se inscrever na segunda divisão (equivalente à terceira divisão), mas, sem recursos, não conseguiu se firmar — diferentemente do maior rival, o Athletic.

Rivalidade com o Athletic

Assim como o Athletic, o Minas é um clube centenário e, mesmo fora das competições profissionais, mantém sua tradição no Campo das Vertentes. Sobre a rivalidade, Rômulo Camarano compara o clássico ao duelo entre Cruzeiro e Atlético, tanto pelas cores quanto pela forma como a cidade vive os confrontos. “Minas e Athletic sempre movimentaram a cidade. A semana do clássico era complicada. Comparo com Atlético e Cruzeiro. O clima era diferente. Só se falava disso em São João del-Rei”, explicou.

Rômulo guarda na memória uma partida especial contra o rival. “Foi em 1953. Eu era guarda de patrulha do Exército e estava trabalhando no clássico. Era um jogo decisivo, no Estádio João Lombardi, e o árbitro veio de Belo Horizonte. Ele prejudicou o Minas, deixando nosso time com nove jogadores, mas, mesmo assim, vencemos por 3 a 2. Comemorei muito aquela vitória”, afirmou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Equipe do Minas
Time do Minas, na década de 1980, perfilado antes de um clássico contra o Athletic (Foto: Reprodução)

Minas pode virar SAF?

Ainda disputando competições amadoras, o Minas detém um patrimônio invejável. Além do ginásio que leva o nome de Tancredo, o clube possui o Estádio João Lombardi, localizado na região central de São João del-Rei, onde também funciona a sede social.

Estádio João Lombardi, localizado na região central de São João del-Rei (Foto: Reprodução)

Segundo Rômulo, o clube chegou a receber propostas para se tornar SAF, como aconteceu com o rival Athletic. No entanto, de acordo com o mandatário, o Minas tenta se reerguer com as próprias pernas, sem abrir mão de sua identidade são-joanense.

Compartilhar matéria

Siga no

Rafa Silveira

Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante dois anos, foi produtor e redator do programa 98 Esportes, até migrar, em 2024, para a equipe digital da emissora. Hoje, dedica-se à cobertura do futebol brasileiro e internacional, fazendo do jornalismo esportivo sua grande paixão.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Futebol em Minas

‘Não me senti representado’: Jorge Sampaoli se incomoda com ‘falta de ambição’ do Atlético contra o Santos

Atlético empata com o Santos em estreia de Sampaoli na Arena MRV

Mesmo com vice, Cruzeiro faz campanha histórica no Brasileirão Feminino e garante vaga na Libertadores

Djokovic assiste partida de João Fonseca na Copa Davis; brasileiro faz duelo decisivo

Hugo Calderano fica com o vice em etapa de Macau do WTT Champions

Atlético encara o Santos na estreia de Sampaoli na Arena MRV; saiba onde assistir

Últimas notícias

Bolsonaro recebe alta, mas deve seguir tratamentos, informa boletim médico

Carlos Viana confirma depoimento do ‘Careca do INSS’ na CPMI nesta segunda-feira

Feira online abre inscrições para empregar mais de 8 mil jovens

Gênio da música instrumental Hermeto Pascoal morre no Rio aos 89 anos

Ao lado de Caiado, Zema defende recuperação fiscal e segurança de Minas

Anistia a Bolsonaro é rejeitada por 54% e aprovada por 39%

Bolsonaro deixa domiciliar para fazer exames com forte escolta policial

Mega-sena acumula e prêmio chega a R$ 25 milhões para a próxima terça

Sem luz, vidros quebrados e mais: Chuva forte com granizo provoca estragos em Nova Lima e Raposos