Com o sepultamento do papa Francisco, neste sábado (26/4), a Igreja Católica se prepara para um período de luto de 15 a 20 dias até o início do Conclave, a eleição que vai escolher seu próximo papa.
A votação que vai definir o novo chefe de estado do Vaticano tem previsão de começar na segunda quinzena de maio, em Roma. A Igreja Católica ainda não divulgou uma data oficial.
Início do Conclave
O Conclave é oficialmente iniciado quando todos os cardeais que compõem o Colégio dos Cardeais, responsável por organizar a votação, chegarem a Roma.
Atualmente, o grupo é formado por 252 religiosos, incluindo oito brasileiros.
Na preparação, os cardeais realizam assembleias entre os cardeais para discutir e refletir sobre os desafios pastorais da igreja em relação ao seu diálogo com a sociedade.
A escolha do papa
Durante os dias do Conclave, os cardeais que vão votar no nome do novo papa ficam fechados dentro do Vaticano, em uma área conhecida como zona de Conclave. As votações acontecem dentro da Capela Sistina.
Dos 252 cardeais que participam do Conclave, 135 nomes com menos de 80 anos que estão aptos para participar da eleição.
Para ser eleito, um cardeal precisa receber dois terços dos votos, que são secretos e queimados após a contagem. Ou seja, vão ser necessários 90 votos para eleger o novo papa.
Quanto tempo pode durar a votação?
Os Conclaves dos últimos 100 anos foram concluídos em menos de uma semana, sendo que os dois últimos que elegeram Francisco, em 2013, e Bento XVI, em 2005, foram finalizados em apenas em dois dias.
O calendário de imprensa da Santa Sé indica que o período de funeral e Conclave vai ser entre 21 de abril e 11 de maio.
No entanto, essas datas são sinalizadas para a cobertura mundial dos ritos, e não indicam diretamente o dia em que a eleição vai ser concluída.
Expectativa
De acordo Luciano Gomes dos Santos, professor de Filosofia e Teologia do UniArnaldo Centro Universitário, de Belo Horizonte, a expectativa da Igreja Católica é que novo papa faça uma condução do legado de Francisco.
“O líder eleito tem a missão de continua com o diálogo, com a acolhida por meio de uma evangelização capaz de incluir e capaz de respeitar as diferenças”, explicou o professor.
Brasileiros no Conclave
Saiba quem são os sete cardeais brasileiros na corrida da votação para ser o novo papa:
- Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil – 65 anos
- Jaime Spengler, presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre – 64 anos
- Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo – 75 anos
- Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro – 74 anos
- Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília – 57 anos
- João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília – 77 anos
- Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus – 74 anos