Parque da Linha Férrea promete ser alternativa no trânsito entre Nova Lima e BH

Siga no

Imagem: Rafael Mendonça

Compartilhar matéria

Aconteceu na noite desta quarta-feira (30), no auditório do CEI Imaculada Conceição, Bairro Funcionários, uma consulta pública sobre a criação do Parque da Linha Férrea, entre Belo Horizonte e Nova Lima, no Vetor Sul da Região Metropolitana. O encontro contou com os representantes dos dois municípios

O projeto tem o objetivo de transformar a antiga Linha Férrea, que corta os bairros Belvedere e Vila da Serra, em um espaço verde voltado para o lazer e também em uma solução para mobilidade urbana. A área possui 400 mil m² e será uma via alternativa de acesso entre Nova Lima e BH. Um dos principais gargalos do trânsito de belo-horizontino está na ligação entre o município novalimense, a MG 356 e a Avenida Nossa Senhora do Carmo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A audiência contou com uma apresentação técnica realizada por especialistas envolvidos na elaboração do projeto. Eles explicaram que a via construída vem em paralelo com a recuperação da malha ferroviária, e que a mesma não será desmanchada. Está prevista também a criação de um parque ecológico com mais de 7,36 hectares de área verde, além de praças públicas, trilhas e um parque linear na linha férrea.

Grupos ambientalistas são contrários

Alguns grupos ambientalistas, contrários ao projeto, estiveram presentes. Eles alegaram que mais carros podem ser escoados para a região. Segundo a arquiteta urbanista, Claudia Pereira Pires, a construção tem o objetivo de beneficiar apenas os empreendimentos imobiliários das duas regiões:

“A gente está fazendo uma obra que, segundo os especialistas, é para resolver o problema da mobilidade, mas na verdade a obra é para resolver o problema da especulação imobiliária que está está se expandindo após os limites do Vale do Sereno […] Nós não defendemos carro, um carro para cada morador da região do Vila da Serra e do Vale do Sereno. Então, a proposta que a gente faz é que aquela área seja ligada por transporte público de massa e não necessariamente abrirmos uma avenida para poder beneficiar grupos econômicos que estão atrás só da questão da especulação naquela região” disse Cláudia, defendendo que a única obra realizada seja a de revitalização da malha ferroviária.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Defensores do projeto esclarecem caráter ambiental e urbanístico do Parque

O procurador-geral de Nova Lima, Arthur de Araújo Soares, que representou o prefeito João Marcelo (CIDADANIA), negou que o Parque da Linha Férrea seja voltado apenas para os moradores dos condomínios do Vila da Serra e do Belvedere. Segundo ele, toda a população da microrregião a qual pertencem os dois municípios será beneficiada.

“É importante mencionar que o projeto interessa a cidade, a microrregião de Nova Lima, Raposos, Rio Acima e também a capital Belo Horizonte. Nós estamos falando de um universo, só nessa microrregião, de 140.000 pessoas. É importante desvencilhar esse argumento de que interessa só a quem é rico ou a quem mora em condomínio. Essas pessoas têm hoje uma única saída que é a MG 30 para acessar a capital e precisa de alternativas de trânsito para a região” disse.

O presidente da Câmara dos Vereadores de Nova Lima, Thiago Almeida (PSD), também defendeu o Parque da Linha Férrea. Segundo ele, além de ser uma área de desafogo para o trânsito, será possível preservar e valorizar a vegetação local:

“Olha, eu sei que tem muita gente que tem seu ponto de vista e sua posição talvez contrária. Mas a gente tem que buscar é um consenso. Hoje mais de 140.000 pessoas precisam deslocar e passar naquela região. […] é insustentável ficar da maneira que está. E o projeto em si, a gente apresenta ele de uma forma que é: parque linear. A gente vai poder fazer arborização, pista de caminhada, de ciclismo em volta dele e a gente vai poder sim cuidar daquela área” afirmou.

A consulta pública é uma das etapas do Termo de Acordo Preliminar realizado em junho do ano passado, que deu a guarda temporária da área à BH e Nova Lima. Novos encontros para discutir o projeto estão previstos para os próximos meses.

Compartilhar matéria

Siga no

Rafael Mendonça

Jornalista formado pela Universidade Federal de São João del-Rei. Produtor de Jornalismo na Rádio 98 e atua desde os 17 anos na produção, edição e apresentação em rádio. Passagens por Rádio Universitária e Cultura (Lavras), Rádio São João Del-Rei, Rádio da Massa e Rádio Transamérica.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Governo Federal já destinou 138 imóveis da União para uso social em Minas

STF retoma julgamento sobre responsabilização das redes sociais

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai a R$ 40 milhões

Paralisação de motoristas segue em BH e afeta 20 linhas de ônibus

INSS estima iniciar ressarcimento de aposentados em 24 de julho

Defesa Civil mantém suspensão de simulado de rompimento de barragem, mesmo após parecer favorável do MP

Últimas notícias

Ex-Galo, Eduardo Vargas acerta rescisão com o Nacional

Flagrado: Fiat Fastback 2026 T200 aparece antes da estreia oficial e mais simples

Economista avalia decisão do Copom: manutenção da Selic deve ser longa

Problemas no transporte de malas causa transtorno no Aeroporto de Confins

Mamonas Assassinas 30 anos: as origens do grupo que conquistou o Brasil

Pedro Lourenço revela pedidos de Leonardo Jardim por reforços

Queimadas na Mata Atlântica em MG têm aumento de mais de 260%

Santos e Neymar acertam renovação por mais seis meses

Tarifa do metrô de BH sobe para R$ 5,80 a partir de julho