Guidance: algoritmos geram R$ 7 milhões para o Atlético e ganham destaque no Web Summit

Siga no

Vinicius Teodoro e Geraldo Franciscani em painel realizado na Arena Senac RJ, no Web Summit (Hugo Almeida/Rede 98)

Compartilhar matéria

A semana do Web Summit, maior evento de inovação do mundo, levou para palcos do Riocentro soluções arrojadas oferecidas por empresas mineiras para diversos setores. Um dos cases de destaque foi apresentado em detalhes pela Guidance, companhia que tem sede em Belo Horizonte e é especializada em fomentar novas receitas por meio de IA e dados.

A geração de R$ 7 milhões em apenas cinco meses com soluções criadas para o Clube Atlético Mineiro atraiu a atenção de participantes do evento. No painel, os executivos da Guidance demonstraram com exemplos o que grandes nomes mundiais em inovação têm reforçado: clareza dos objetivos, dinamismo e criatividade são essenciais para o sucesso no uso de tecnologias.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A gente começou detrás para frente. Colocamos o foco obsessivo em resultado. Primeiro entendemos as dores de negócios”, contou Geraldo Franciscani, CEO da empresa, em entrevista à Rede 98.

Novas receitas e lucro com IA no Galo

Como explorar o fato de que parte da torcida compra ingressos e não comparece ao jogo? Qual momento ideal para disparar uma promoção e garantir a renovação de um sócio-torcedor? Algum público específico que está mais propenso a receber essa campanha?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As respostas às perguntas acima que viabilizaram a geração das novas receitas para o Atlético. Durante 30 minutos, Vinicius Teodoro, CTO da Guidance, detalhou como a empresa criou análises automatizadas com uso de inteligência artificial e dados (veja o vídeo abaixo).

A criação de um algoritmo permitiu que o comercial do Atlético pudesse prever com mais exatidão a quantidade de torcedores que compram ingressos e podem deixar de ir a um jogo. O número varia a cada partida realizada na Arena MRV e vários fatores são levados em conta no cálculo. Com uma margem de segurança, o clube coloca novos bilhetes à venda, garantindo melhor aproveitamento dos lugares nos setores do estádio.

“A precisão é altíssima. Isso [a estratégia com algoritmo] já rendeu R$ 80 mil de lucro só no primeiro jogo. Por isso, hoje a gente foca no problema. E a gente constrói o datalake, BI, as inteligências, durante o processo para resolver o problema”, conta Geraldo Franciscani.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Churn no sócio-torcedor

Uma outra dor também atacada com IA e dados pela Guidance foi o churn no sócio-torcedor do Galo, ou seja, a rotatividade, a não-renovação de assinaturas. A empresa criou um algoritmo que prevê com 45 dias de antecedência as chances de um atleticano abandonar os planos de fidelidade do clube.

A tecnologia tem 90% de assertividade e aponta comportamentos também dos assinantes. Assim, foi possível fazer uma análise, por exemplo, de que torcedores que têm entre 25 e 30 anos são mais emocionais. As estratégias então ficam mais personalizadas.

“Se o Atlético perdia, eles não renovavam. Mas se o Atlético ganhava uma, a probabilidade aumentava. Se o Atlético ganhava duas seguidas, aumentava mais ainda. Então se o torcedor ia no estádio, a gente identificava que ele estava no estádio. Aí o Atlético faz gol… você manda um desconto na hora pelo aplicativo, falando para renovar, quase um 100% de chance de ser renovado”, conta Geraldo Franciscani.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Confira parte da entrevista feita com o CEO da Guidance:

Compartilhar matéria

Siga no

Maira Monteiro

Jornalista com especialização em Gestão de Mídias Digitais, BI e Inteligência Artificial. É head de Digital no Grupo Bel. Acumula mais de 15 anos de experiência em gestão de redações, além de atuação em agências com foco em marketing digital.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Tecnologia

Empreendedorismo feminino ganha força em evento do BRICS: ‘Empoderamento é importante’

Conhecimento em IA está no topo da lista de interesse das empresas

iPhone vai ganhar nova função de economia de bateria; veja em quais modelos estará disponível

Instagram e Spotify se unem para colocar sua trilha sonora no topo das conversas

STF retoma julgamento sobre redes sociais nesta quarta-feira

WhatsApp passará a exibir anúncios; saiba onde

Últimas notícias

Atlético leva gol no último lance e é derrotado pelo Bahia na volta do Brasileirão

Rompimento de adutora destrói Câmara de Nova Lima

Em visita a Contagem, Alexandre Padilha anuncia R$ 96 milhões para cardiologia do município

Trump anuncia tarifa de 30% sobre importações da União Europeia e México

Parlamentares acionam STF para manter derrubada do aumento do IOF

Frio predomina em BH neste sábado; confira a previsão do tempo

Após ser cancelada em BH, etapa da Stock Car é transferida para Curvelo

Atenção, motoristas! BH tem ao menos quatro alterações no trânsito neste fim de semana

Arraial de Belô traz ‘movimentação econômica’ e alegria para BH, diz presidente da CDL