A vitória do Atlético por 1 a 0 sobre o Juventude, nesta segunda-feira (5), tirou o time da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e pôs fim a um incômodo jejum: o clube não vencia como visitante na competição havia 11 rodadas.
Foram 11 rodadas em que o Atlético ficou sem vencer como visitante no Brasileirão. A última vitória havia sido contra o Grêmio, pela 25ª rodada da competição nacional de 2024. Na ocasião, o time alvinegro venceu por 3 a 2.
De lá para cá, o Galo acumulou sete derrotas fora de Belo Horizonte — contra Bahia, Palmeiras, Atlético-GO, Athletico-PR e Vasco, em 2024; além de Grêmio e Santos, em 2025 — e quatro empates: Fortaleza, Flamengo e São Paulo, na temporada passada, e Mirassol, na atual edição.
A partida
O Galo venceu o Juventude pelo placar mínimo: 1 a 0. O gol da vitória alvinegra foi marcado por Gustavo Scarpa, ainda na primeira etapa.
Em cobrança de falta, o camisa 10 cruzou fechado. O goleiro Marcão, do Juventude, não conseguiu afastar, e a defesa também não cortou. A bola foi direto para o fundo da rede.
No segundo tempo, o Juventude pressionou, teve um gol anulado e um pênalti revisado e cancelado por impedimento de Ênio, que estava no meio da área.
O Galo não vencia uma partida fora de casa pelo Campeonato Brasileiro havia nove meses.
A partida desta segunda-feira (5) foi disputada no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.
Com a vitória, o Galo assumiu a 10ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro.