O papa Leão XIV já esteve em Minas Gerais no passado. Em 2004 ele esteve em Belo Horizonte no aniversário do Colégio Santo Agostinho, que ficar na região Centro-Sul de Belo da capital mineira. Já em 2012, o então padre Robert Prevost era prior geral da Ordem de Santo Agostinho (OSA) e visitou as unidades e escolas sociais, também do Colégio Santo Agostinho, em Belo Horizonte, e em cidades da região metropolitana. A última visita de Prevost ao Brasil foi para presidir uma profissão solene dos freis agostinianos da grande BH.
A Profissão Solene é a vinculação definitiva à ordem de Santo Agostinho. É tido como um momento em que os frades se comprometem a seguir Jesus Cristo, com votos de pobreza, castidade e obediência. A profissão é uma das etapas da vinculação à ordem de Santo Agostinho, seguida da ordenação.
Em entrevista à Rede 98, o frei Jeferson Felipe, vice-presidente da Rede Lius Agostianos, mantenedora do Colégio Santo Agostinho, celebrou a eleição de Prevost como Leão XIV.

Veja também
“A gente pode agora dizer, de boca cheia, com o coração exultante e alegria dizer que o Colégio Santo Agostinho é o colégio do papa, é o colégio de um papa agostiniano. Isso nos vincula de maneira muito estreia ao papa Leão XIV e só nos anima.”, disse o frei
Fotos divulgadas pelo Colégio Santo Agostinho, mostram vários momentos do agora papa Leão XIV em Belo Horizonte e outras regiões de Minas. Nas imagens, Robert Prevost aparece ao lado de colegas da Ordem de Santo Agostinho, participando de encontros com fiéis e apreciando a culinária mineira; o famoso frango caipira com quiabo.