A Confederação Brasileira de Futebol terá eleição com chapa única no próximo dia 25. Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, registrou sua candidatura na manhã deste domingo (18/5), no Rio de Janeiro, e será o único concorrente ao cargo de presidente da CBF, substituindo Ednaldo Rodrigues.
Com apoio de 25 das 27 federações (apenas São Paulo e Mato Grosso ficaram de fora) e de 10 clubes, Xaud superou a exigência mínima de oito federações para viabilizar a chapa. Com isso, inviabilizou a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, que contava com apoio majoritário entre os clubes, mas apenas duas federações estaduais.
A inscrição de chapas pode ocorrer até a próxima terça-feira (20/5), mas salvo reviravolta judicial, o médico infectologista de 41 anos, nascido em Boa Vista, será eleito sem concorrência. Ele assumiu recentemente a presidência da federação de Roraima, no lugar do pai, Zeca Xaud, que ocupava o cargo desde a década de 1970.
Nos bastidores, Xaud articulou apoios importantes. Vasco foi o primeiro clube a migrar da neutralidade para seu lado, em meio a insatisfação com a condução da candidatura de Reinaldo. Na sequência, Botafogo e Volta Redonda também aderiram, assim como Grêmio e Palmeiras, que inicialmente estavam neutros. Três clubes que apoiavam Reinaldo — Amazonas, Criciúma e CRB — também mudaram de lado.
A eleição, marcada para o dia 25, cairia em uma rodada do Campeonato Brasileiro. Xaud chegou a sugerir mudança de data, mas a CBF decidiu abrir a possibilidade de votação remota, mantendo o cronograma.
Nesta segunda-feira (19/5), está prevista uma reunião do Conselho Nacional de Clubes na sede da CBF, e o início da semana deve ter novos desdobramentos políticos, embora o cenário já aponte para uma eleição com resultado definido.