CDL/BH aponta otimismo entre lojistas da capital para o Dia dos Namorados

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Gustavo Macedo

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Comerciantes de BH esperam melhores resultados com o Dia dos Namorados em 2025 em relação ao ano passado. (Foto: Pátio Brasil/Facebook)

Uma das datas mais aguardadas por comerciantes no Brasil, o Dia dos Namorados deve movimentar R$2,17 bilhões na capital mineira este ano. O dado foi levantado em uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Este valor representa um crescimento de 0,45% em relação ao ano passado, quando foram movimentados R$ 2,16 bilhões com a celebração do dia 12 de junho.

Desde 2011, as vendas do setor varejista com a data especial em BH vêm apresentando progresso. Desta forma, a pesquisa da CDL/BH aponta otimismo dos comerciantes na capital. Dos 189 lojistas entrevistados durante o mês de maio, 59,26% esperam que as vendas do Dia dos Namorados em 2025 sejam melhores do que as de 2024.

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A boa expectativa dos lojistas é explicada não só pelo apelo emocional da data, mas também pela recuperação econômica e mercado de trabalho aquecido. Esses fatores aumentam a renda disponível e a confiança do consumidor”, explicou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Quantos presentes cada consumidor deve comprar?

Na perspectiva dos comerciantes entrevistados na pesquisa, 46,03% dos consumidores devem comprar um presente para a data. Outros 41,8% acreditam que serão vendidos dois presentes, enquanto 11,11%, apostam em até três presentes.

O tíquete médio dos presentes, segundo 66,14% dos lojistas, deve ser de até R$200. Mais de 64% dos estabelecimentos que participaram da pesquisa esperam também que a forma de pagamento predominante será a parcelada, em até três vezes no cartão de crédito. As outras maneiras devem ser: à vista no cartão de crédito (de acordo com 21,69% dos comerciantes); PIX (9,52%); cartão de débito (3,7%) e parcelado no carnê/crediário (0,53%).

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Entre as categorias de presente mais citadas estão: roupas (39,15%); itens de decoração como tapete, almofadas, quadros (14,29%); calçados (12,7%); acessórios como joias, bijuterias, relógios, óculos de sol (11,11%); cosméticos (8,47%); flores (3,7%); eletrônicos (3,17%); cesta de café da manhã ou cesta com quitutes (2,65%); cestas de bombons/chocolates (2,12%).

Marketing e divulgação

Segundo a pesquisa, 43,92% dos empresários acreditam no marketing e na divulgação dos produtos como maneira de alavancar as vendas no Dia dos Namorados. “Este resultado mostra que o lojista sabe da importância de se adaptar e inovar em um mercado cada vez mais competitivo. Investir em marketing e divulgação não é mais um diferencial, é uma necessidade para quem busca se destacar e conquistar o consumidor”, disse o presidente da CDL/BH.

Outras formas de progredir as vendas na data comemorativa mencionadas na pesquisa foram: promoções (segundo 27,51% dos lojistas); variedade de produtos (6,87%); melhora no cenário econômico e no poder de compra (6,35%); atendimento qualificado (4,23%); mudança de governo (3,7%); flexibilidade na forma de pagamento (2,65%); aumento no fluxo de clientes (2,65%) e outros (2,12%).

Por outro lado, os pontos mencionados que podem prejudicar as vendas foram: concorrência com e-commerce e informalidade (segundo 25,4% dos comerciantes); aumento do preço dos produtos (20,11%); falta de agilidade e cordialidade no atendimento (13,23%); cenário econômico e político (9,52%); diminuição da renda dos trabalhadores (7,41%); clima – chuva e queda na temperatura (4,76%).

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