As obras de requalificação da Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte, vão receber um aditivo de mais de R$ 600 mil. O recurso será utilizado para custear a revisão no projeto de paisagismo e acessibilidade. O extrato foi publicado pela Prefeitura na edição do Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira.
O investimento inicial da obra, sem o aditivo, é de R$ 24,8 milhões. Ele inclui a implantação de faixa exclusiva de ônibus, ciclovias e tratamento de calçadas, da Praça Rio Branco (Rodoviária) até a Praça da Bandeira. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados até o fim deste ano.
Por meio de nota, a prefeitura afirmou que o aditivo de 180 dias no prazo contratual, é “prática comum na etapa final dos contratos públicos”. “Não se trata de uma extensão no prazo da obra, sendo voltada apenas para a adoção de atos administrativos, tais como prestação de contas, termo de recebimento e garantia da obra, entre outros”, completou.
Ciclovia
Entre as obras previstas na Avenida Afonso Pena está a implantação da ciclovia. A obra está paralisada desde abril de 2024, após questionamentos do Ministério Público de Minas Gerais. A Prefeitura de Belo Horizonte informou que os trabalhos seguem suspensos devido a uma ação judicial.