A camisa 10 do Barcelona tem um novo dono. O número histórico, que já pertenceu a craques como Lionel Messi, Ronaldinho Gaúcho, Romário e Maradona, agora estará estampado nas costas do próximo “craque geracional”: Lamine Yamal. A informação foi divulgada pelo Barcelona nessa quarta-feira (16/7). Cria da La Masia, o jovem de 18 anos é um dos jogadores mais badalados da atualidade e um dos mais cotados a se tornar o próximo melhor jogador do mundo.
A photo for the books. 💙❤️ pic.twitter.com/oCpCC3aHW1
— FC Barcelona (@FCBarcelona) July 16, 2025
O último jogador a usar a camisa 10 blaugrana foi Ansu Fati. Assim como Yamal, Fati foi revelado nas categorias de base do clube e estreou profissionalmente com apenas 16 anos. Após a saída de Messi, em 2021, o jovem herdou a camisa que pertenceu ao argentino por quase 20 anos e, com ela, a responsabilidade de ser o principal jogador da equipe espanhola.
Ansu Fati, infelizmente, não correspondeu às expectativas e acumulou empréstimos nas últimas temporadas. Enquanto isso, Lamine Yamal surgiu, estreando em 2023 ainda mais jovem que o compatriota espanhol, com apenas 15 anos.
Desde então, Lamine Yamal despontou na Espanha e na Europa. O jovem foi um dos principais jogadores da seleção espanhola na conquista da Eurocopa de 2024 e ganhou confiança para o restante da temporada. Pelo Barcelona, foram impressionantes 43 participações em gols em 55 partidas, com 18 gols e 25 assistências. As atuações renderam ao jovem mais quatro títulos: La Liga, Supercopa da Espanha, Copa do Rei da temporada 2024/2025 e o prêmio Golden Boy, que elege o melhor jogador jovem do mundo.
No início do ano, Yamal renovou seu contrato com o Barcelona até 2031, quando terá apenas 24 anos. A multa rescisória do jogador chega ao impressionante valor de 1 bilhão de euros (quase R$ 6,5 bilhões).