Siga no

Ipsos Global Trends de 2024 revela um dado que não pode ser ignorado (Ipsos Global Trends/Divulgação)

Ipsos Global Trends de 2024 revela um dado que não pode ser ignorado (Ipsos Global Trends/Divulgação)

Compartilhar matéria

Vivemos tempos líquidos, mas a confiança, essa âncora invisível, continua sendo a licença de qualquer relação de trabalho. O Ipsos Global Trends de 2024 revela um dado que não pode ser ignorado. Somente 32% das pessoas no mundo dizem confiar no futuro do mercado de trabalho do seu país. No Brasil, esse número é ainda menor, segundo as edições do estudo.

A incerteza econômica, demissões em massa disfarçadas de reestruturação e o avanço da inteligência artificial geram um paradoxo. A gente nunca teve tanta inovação e tanta insegurança. A confiança, porém, não nasce da promessa, ela se constrói na coerência entre discurso e prática.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O estudo aponta que profissionais têm mais confiança nas empresas que têm lideranças visíveis e acessíveis, oferecem crescimento real e não só discurso, investem no bem-estar com dados e não só em campanhas motivacionais. Curiosamente, a mesma pesquisa mostra que países com alta confiança tendem a ser mais resilientes à automação. Isso porque a confiança permite transições mais suaves. Onde tem diálogo, tem menos medo. Onde tem clareza, tem mais futuro.

O futuro do trabalho não vai ser definido somente por tecnologia, e sim pela qualidade dos vínculos que sustentamos no presente. E, nesse mundo em constante transição, a confiança é o ativo mais — e também o mais valioso. E ela começa na forma como os líderes escutam, comunicam e se responsabilizam. O resto é só ruído.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Marc Tawil

Estrategista de comunicação, mentor e palestrante. Foi eleito Especialista Nº 1 em Comunicação no LinkedIn Brasil em 2024 e 2025 pela Favikon e é Top Voice, Creator e Instrutor Oficial do LinkedIn Learning, com mais de 160 mil alunos. Colunista da Exame e da 98News, é membro do Reputation Council da Ipsos e quatro vezes TEDxSpeaker. Atuou por 17 anos em veículos como Globo, Estadão, Band e Jovem Pan, e fundou a agência Tawil Comunicação, certificada como BCorp e eleita pelo GPTW.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

STF decide: PIS e Cofins entram no cálculo da contribuição sobre a receita bruta

Brasil tem 241 barragens fora do padrão de segurança

A técnica MAIS para um feedback que funciona

Silêncio também fala — e às vezes mais alto

O custo de gastar antes e tributar depois

Tesouro IPCA+ e juros altos: oportunidade ou risco escondido?

Últimas notícias

Trump é diagnosticado com doença que afeta fluxo sanguíneo

Concorra a um par de ingressos: Cruzeiro x Juventude, no Mineirão, no próximo domingo

Educação digital de graça na UFMG; praz para inscrição termina nesta sexta-feira (18/7)

Pão de queijo e mais um tanto! 7 produtos mineiros que são sucesso no Brasil e o mundo em 2025

Líderes do PT pedem prisão de Eduardo Bolsonaro ao STF

Pastel de camarão com catupiry: Tem novidade deliciosa na Pastelaria Marília de Dirceu

‘Nome aos bois’; Damião promete expor empresas que não entregam obras em BH

Câmera do beijo flagra suposta traição em show do Coldplay e momento viraliza na internet

PBH firma contrato de R$ 159 mi com a Caixa para obras de macrodrenagem em Venda Nova e região Norte