Siga no

Douglas Cabido concedeu entrevista à 98 News nesta sexta-feira (Ligia Dumont/Agência Sebrae)

Douglas Cabido concedeu entrevista à 98 News nesta sexta-feira (Ligia Dumont/Agência Sebrae)

Compartilhar matéria

A burocracia ainda é um dos principais obstáculos para quem decide empreender no Brasil. Em entrevista à 98 News nesta sexta-feira (25/7), o diretor técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido, afirmou que o excesso de exigências, especialmente no relacionamento com o poder público, dificulta a formalização e desestimula novos negócios.

“Quando a gente fala de burocratização, a gente está falando também de perda de investimento. Se a gente pune as empresas com excesso de burocracia, quem tem um investimento vai colocar isso em outro lugar”, disse Cabido. “O empreendedor fica, às vezes, sem tempo para pensar no próprio negócio e tendo que vencer as burocracias.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Sebrae atua para mitigar esses entraves em duas frentes: oferecendo suporte técnico às empresas e articulando com o poder público a implantação da Lei de Liberdade Econômica. Sancionada em 2019, a legislação isenta de alvarás e autorizações os empreendimentos de baixo risco, como pequenos comércios e prestadores de serviços.

“É uma lei que estabelece os direitos do empreendedor. Olha que coisa: a gente precisa, no Brasil, ter uma lei que diga que o empreendedor é de boa-fé. Isso já mostra o espírito do Brasil”, ironizou Cabido.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mais emprego, menos informalidade

Minas Gerais é, segundo ele, destaque nacional na aplicação da Lei de Liberdade Econômica, com mais de 560 municípios que já regulamentaram a norma. “Dos 100 municípios que mais geraram emprego em Minas Gerais, 70 fazem parte do programa Minas Livre para Crescer. É geração de emprego na veia”, afirmou.

Segundo o diretor do Sebrae, um dos impactos mais visíveis da burocracia é o crescimento da informalidade. “Os empreendedores estão aqui, eles existem, mas muitos na informalidade. Têm medo do poder público, seja de uma fiscalização extremamente rigorosa e excessiva, seja de pagar mais tributos, ou de enfrentar o tempo que vão gastar com serviços públicos.”

Cabido destacou que a informalidade não favorece ninguém. “É um espaço em que ninguém ganha. Nem o empreendedor, que fica vulnerável, nem o poder público, que deixa de arrecadar e perde o controle sobre a atividade econômica.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Cenário macro e apoio real

Apesar dos avanços recentes, ele reconhece que o cenário macroeconômico ainda impõe desafios. “A gente não pode ignorar que existem outros cenários: incerteza política, incerteza fiscal, dificuldade de contratação de mão de obra… É um problema geral hoje em Minas.”

Cabido reforçou que o Sebrae está à disposição para apoiar quem deseja empreender com qualidade e segurança. “O cidadão que decide se tornar um empreendedor tem um suporte verdadeiro de uma instituição como o Sebrae, que tem qualidade e know-how suficiente para fazer com que essa jornada dele seja a mais exitosa possível.”

E completou: “A gente está muito entusiasmado com essas possibilidades, mas também tem que ter um olhar para o todo. O empreendedor é um herói do dia a dia. Quanto mais uma sociedade é empreendedora, mais desenvolvida ela é.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Projeto de leitura transforma escola no Barreiro e conquista o 1º lugar no IDEB em BH

Nos EUA, senadores do Partido Democrata acusam Trump de ‘abuso de poder’ em tarifaço ao Brasil

Mário Fernandes reconhece autoria de plano para eliminar Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes

Mário Fernandes reconhece autoria de plano para matar Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes

Tarifa dos EUA ameaça setor de rochas naturais e já gera prejuízo a exportadores

Minas busca liderança global em minerais estratégicos com novo mapeamento de terras raras

Últimas notícias

Após 16 anos, AC/DC pode retornar ao Brasil com a turnê ‘Power Up’

Biel revela incômodo com poucas oportunidades antes do Atlético e faz promessa: ‘vou dar a vida’

PROMO RELÂMPAGO: Concorra a um par de ingressos para Cruzeiro x Ceará

Atlético conhece adversários do chaveamento da Sul-Americana; final pode ser brasileira

Você está sendo assertivo ou só mandão?

O segredo escondido por Michelangelo no teto da Capela Sistina

Tarifa zero: quando o passe livre custa caro demais

Educação financeira começa na infância

Tecnologia ajuda, mas quem transforma é você