A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) inaugurou, na manhã desta quarta-feira (6/8), a nova sede do Centro de Saúde Independência, na região do Barreiro.
Após uma reestruturação completa do imóvel, a unidade passa a contar com 17 consultórios, além de áreas destinadas a atendimentos odontológicos, triagem, vacinação, farmácia e setor de zoonoses. Moradores de bairros como Mineirão, Petrópolis e Mangueiras terão acesso a atendimentos com ginecologistas, pediatras, clínicos de apoio, além de equipes de saúde mental e saúde bucal.
“Esse centro de saúde é uma PPP (Parceria Público-Privada) que hoje é referência mundial. Se pudéssemos, teríamos um centro de saúde como este em cada bairro de Belo Horizonte”, frisou o prefeito Álvaro Damião durante a inauguração.
A construção da unidade recebeu um investimento de R$ 8 milhões, por meio da Parceria Público-Privada. Com a entrega, já são 55 centros de saúde reconstruídos através desse modelo. A responsabilidade pela manutenção da estrutura é da iniciativa privada, enquanto o atendimento à população é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
UPA Barreiro
Durante o lançamento do novo Centro de Saúde, o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges, anunciou que as obras de reconstrução da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barreiro terão início em setembro. A previsão é de que os trabalhos durem dois anos, com um investimento estimado em R$ 25 milhões.