Próxima parada, Estação Ciência. Nos últimos onze anos, este foi o destino de mais de 50 mil pessoas que visitaram o espaço, referência em educação, cultura, história e preservação na região da Serra do Espinhaço. Em uma área de 8 mil m², em Conceição do Mato Dentro, um universo tecnológico e interativo ajuda a contar parte da história da região, com registros de ocupação humana de até 10 mil anos atrás.
Inaugurada em 2014, com o objetivo de valorizar a memória e a identidade local, a Estação Ciência abriga um rico acervo sobre o patrimônio histórico, cultural e natural, construído a partir de estudos da mineradora Anglo American na região.
A estrutura conta com um auditório, salas de exposições que estimulam mais de um sentido, oficinas, laboratório, viveiro de mudas, borboletário e área de monitoramento ambiental integram a estrutura.
Na ponte com a sociedade, o espaço é um agente de transformação, como avalia a engenheira de Meio Ambiente da Anglo American, Lorena Pires. “É uma experiência que estimula, além do conhecimento, percepções sensoriais e memórias afetivas, despertando no visitante um sentimento de pertencimento e uma conexão profunda com o patrimônio cultural local. Temos atividades mensais de educação patrimonial com escolas da região, abordando temas culturais locais e nacionais em busca de reflexões, por meio de oficinas práticas, sobre a importância desses espaços na difusão do conhecimento”, explica.
Na oficina de Arqueologia, centenas de alunos aprenderam a fazer pinturas rupestres com pigmentos naturais e obras de cerâmica com argila. Para Lorena, é botando a mão na massa que se conhece um pouco da alma das pessoas que construíram a história local. “A ideia foi ter uma experiência sensorial resgatando técnicas e saberes que são passados de geração em geração, tudo isso fundamentado nos resultados dos estudos arqueológicos feitos na região. Por meio dessas ações, a Estação Ciência busca sensibilizar os visitantes sobre a importância da conservação dos recursos naturais, da história e das tradições que moldaram a identidade de pessoas da região”, conclui.
Ao longo de mais de uma década, o espaço tornou-se um centro de debate, aprendizado e inovação destinado a estudantes, pesquisadores e à comunidade em geral, por meio de parcerias com prefeituras e instituições como o Museu de Ciências Naturais da PUC-Minas. Pesquisas feitas com visitantes apontam índice de satisfação do público superior à 90%.

Sala da Estação Ciência, da Anglo Amerircan, em Conceição do Mato Dentro (Foto: Anglo American)
Uma nova era para todos
Alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que busca garantir educação de qualidade para todos até 2030, a estrutura foi revitalizada em 2023, nas comemorações dos 50 anos da Anglo American no Brasil.
A grande mudança foi a garantia de acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência visual ou motora.
Todas as informações do espaço estão disponíveis com legendas e textos em português e inglês, além de recursos de mobilidade adequados para pessoas com dificuldade motora.
O local tem corredores acessíveis para cadeirantes, piso e mapa tátil, além de informações em Braille e amostras que podem ser tocadas, garantindo a inclusão de pessoas com baixa ou nenhuma visão .
Serviço
Quer conhecer a Estação Conhecimento? Fique de olho nas informações:
LOCALIZAÇÃO: km 185 da MG-010, Conceição de Mato Dentro, Serra do Espinhaço, a aproximadamente 170 quilômetros de BH.
HORÁRIOS: A Estação do Conhecimento funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 15h, com entrada gratuita.
AGENDAMENTOS: [email protected] ou pelo telefone (31) 98466 0571