PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Exigência do CRLV começa nesta segunda-feira; veja o calendário

Siga no

O CRLV é o documento que comprova que o veículo está em condições legais de circulação (Gil Leonardi/Agência Minas)

Compartilhar matéria

A exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2025 começa nesta segunda-feira (1º/9) para automóveis com finais de placa 1, 2 e 3.

Os veículos com finais de placa 4, 5 e 6 devem ser licenciados até 30 de agosto. Já os automotores com finais 7, 8, 9 e 0 têm até 31 de outubro para renovar o documento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O CRLV é o documento que comprova que o veículo está em condições legais de circulação, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ele deve ser portado em formato impresso ou digital, juntamente com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Permissão para Dirigir (PPD) ou a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).

Veículos que circularem sem o licenciamento estão sujeitos a infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do automóvel para um pátio credenciado até a regularização da situação.

Como acessar o CRLV

O documento pode ser obtido em formato digital pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), pelo MG App, pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou pelo site da CET-MG.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No site, basta acessar a aba “veículos”, clicar em “emitir o CRLV” e preencher o formulário eletrônico. O documento poderá ser impresso quantas vezes forem necessárias.

Os aplicativos CDT e MG App estão disponíveis para aparelhos com sistemas Android e iOS. O proprietário deve cadastrar-se com a conta gov.br e adicionar o CRLV na seção de veículos do app.

Para emitir o CRLV 2025, é necessário que o proprietário tenha quitado o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual (TRLAV) e todas as multas vencidas, além de não haver restrições judiciais ou administrativas que impeçam a emissão do documento.

Como resolver pendências

Para consultar possíveis débitos, o cidadão deve acessar o site da CET-MG e clicar em “consultar a situação do veículo”. Caso haja pendências, será possível emitir as guias para pagamento no próprio site.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Durante abordagens de trânsito, será garantido ao condutor ou proprietário quitar eventuais débitos e regularizar a situação do veículo para evitar a remoção, conforme prevê a Lei Estadual 25.070/2024. No entanto, cabe ao condutor ou proprietário identificar e sanar todas as pendências que impedem o licenciamento, como também determina a legislação mineira.

Débitos de outros estados ou entes federais, bem como inscrições em dívida ativa, podem demandar procedimentos adicionais para regularização. Assim, apesar da previsão legal, nem sempre será possível regularizar a situação durante a abordagem, a depender do tipo de pendência.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

98News está entre os finalistas do Prêmio CDL/BH de Jornalismo

Etapa 1 do Seriado UFMG reúne mais de 37 mil candidatos em sete cidades de Minas

Seriado UFMG estreia com prova equilibrada e boa avaliação de professores e alunos

VÍDEO: Delegado mineiro presenteia Papa Leão XIV com jaqueta e boné da Polícia Civil

Anglo American aposta em metas e conscientização para avançar na equidade racial

98 News muda de dial e passa a operar na 98.7 FM, no aniversário de Belo Horizonte

Últimas notícias

Rubens revela desejo de voltar ao Atlético e manda recado: ‘faz a proposta’

Moraes pede aos Estados Unidos extradição de Ramagem

Acordo Mercosul-União Europeia pode ser assinado no sábado

BH recebe novos refúgios contra calor extremo

Cemig prevê plano de investimentos bilionário em 2026

Milton Nascimento receberá título de Doutor Honoris Causa pela Fiocruz

Azul recebe aval da justiça dos EUA para recuperação judicial

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Lula dá sequência à agenda da COP30 e determina mapa para transição energética