A Capela Nossa Senhora Aparecida da Paróquia São Sebastião, conhecida como Capela do Milagre, será elevada à condição de Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida e São Carlo Acutis.
O anúncio foi feito no domingo (7/9) pelo arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, durante a Missa de Ação de Graças pela canonização de São Carlo Acutis, que reuniu mais de 4,5 mil fiéis em Campo Grande (MS).

(Arquivo pessoal)
Este será o primeiro santuário do mundo dedicado a São Carlo Acutis, jovem italiano canonizado no dia 7 de setembro pelo Vaticano e reconhecido como o “santo millennial” por sua ligação com a era digital.
Milagre em Campo Grande
A escolha da Capela do Milagre tem forte simbolismo. Foi nesse local que ocorreu, em 2013, o primeiro milagre atribuído à intercessão de Carlo Acutis, responsável por sua canonização. O espaço já é referência de fé com a prática da Adoração Perpétua e, agora, será oficialmente reconhecido como ponto internacional de peregrinação.
Celebração histórica
A Missa de Ação de Graças lotou a Paróquia São Sebastião, reunindo fiéis dentro da matriz, nas laterais a céu aberto, estacionamento e salão paroquial. Durante a celebração, foi exposta uma relíquia especial: o pulôver azul usado por Carlo Acutis, doado por sua mãe, Antonia Salzano. A peça ficará guardada e só retornará à exposição durante a Festa de Nossa Senhora Aparecida, em 3 de outubro.

Palavras do arcebispo Dom Dimas
Em sua homilia, Dom Dimas destacou o valor espiritual da decisão. “Me pareceu muito razoável que a Capela Nossa Senhora Aparecida, onde aconteceu o primeiro milagre reconhecido de São Carlo Acutis, seja erigida em santuário, dedicado aos dois: Nossa Senhora Aparecida e Carlo Acutis. Assim como já vivemos aqui a Adoração Perpétua, seguimos firmes, pois certas coisas não são escolhas humanas, mas desígnios de Deus.”
Próximos passos
O reconhecimento também atende a um pedido da comunidade local e ao trabalho pastoral conduzido pelo padre Marcelo Tenório, que esteve à frente de todo o processo da canonização.
A partir de 12 de outubro, a Capela do Milagre será oficialmente reconhecida como santuário, consolidando Campo Grande como destino internacional de devoção a São Carlo Acutis.