Esta quinta-feira (11/9) marca mais um capítulo decisivo do principal clássico de Minas Gerais. Cruzeiro e Atlético se enfrentam pela partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil, em busca de uma vaga na semifinal. A Raposa venceu o jogo de ida por 2 a 0 e precisa apenas de um empate para avançar. Já o Galo necessita de uma vitória por pelo menos dois gols de diferença para levar a decisão aos pênaltis. Além da classificação, o clássico também pode quebrar alguns tabus do confronto.
Placar inédito
Para se classificar sem precisar dos pênaltis, o Atlético terá de conquistar um resultado inédito contra o Cruzeiro no novo Mineirão. O Galo precisa vencer por três gols de diferença para avançar diretamente à semifinal, mas nunca obteve esse placar diante da Raposa desde a reinauguração do Gigante da Pampulha, em 2013.
Apesar disso, vitórias por dois gols de diferença não são raras nos últimos anos. O Atlético venceu o rival por 3 a 1, em 2017, pelo Campeonato Brasileiro; por 2 a 0, em 2022; e por 3 a 1, em 2024 — ambos os últimos resultados conquistados em finais do Campeonato Mineiro.
Rei de Copas?
Para alcançar sua vitória inédita, o Galo terá pela frente um desafio ainda maior. O Cruzeiro jamais foi eliminado da Copa do Brasil após vencer a primeira partida de um mata-mata. Maior campeão da competição, o clube celeste já disputou 14 confrontos de ida e, em todos, garantiu a classificação. Confira o retrospecto:
- 1993: eliminou o São Paulo nas quartas de final
- 1995: eliminou o CSA na primeira fase
- 1996: eliminou o Vasco nas oitavas de final
- 2003: eliminou o Goiás na semifinal
- 2005: eliminou o Goiás na primeira fase e o Baraúnas nas quartas de final
- 2013: eliminou o Resende na segunda fase
- 2016: eliminou o Vitória na terceira fase e o Botafogo nas oitavas
- 2017: eliminou o Murici na terceira fase e o São Paulo na quarta fase
- 2018: eliminou o Athletico-PR nas oitavas, o Santos nas quartas e o Palmeiras na semifinal
Vitória em falta
O Cruzeiro, por sua vez, não vence o Atlético no Mineirão há mais de quatro anos. A última vitória celeste no estádio ocorreu em abril de 2021, pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro. Desde então, foram disputados sete clássicos no Gigante da Pampulha, com quatro vitórias atleticanas e três empates.
Vantagem celeste
Apesar do jejum recente, o Cruzeiro leva a melhor no retrospecto histórico de clássicos no Mineirão. Em 252 partidas, foram 90 vitórias da Raposa, 81 do Galo e 81 empates. Caso vença nesta quinta-feira, o Atlético chegaria a 82 vitórias no estádio, mas ainda ficaria oito triunfos atrás do rival no Gigante da Pampulha.
Quando tá valendo, tá valendo?
Nos confrontos de mata-mata em competições nacionais, a vantagem é do Atlético. O Galo já eliminou o Cruzeiro em quatro oportunidades (1986, 1993, 1999 e 2014), contra duas classificações celestes (2002 e 2019).
A última classificação, porém, foi da Raposa. Em 2019, também pelas quartas de final da Copa do Brasil, o Cruzeiro venceu o primeiro jogo por 3 a 0, no Mineirão. Na volta, o Atlético ganhou por 2 a 0, mas não conseguiu evitar a eliminação.
Clique aqui e assista o vídeo na íntegra.
Cruzeiro e Atlético se enfrentam nesta quinta-feira (11/9), às 19h30, no Mineirão.