O Governo de Minas anunciou, nesta segunda-feira (13/10), a autorização para a realização de dois novos concursos públicos em empresas vinculadas ao setor agropecuário do estado. Juntas, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-MG) vão oferecer 362 vagas para cargos de níveis médio e superior.
A Epamig foi autorizada a abrir 257 vagas, distribuídas entre funções técnicas e administrativas. O concurso, aprovado pelo Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin), tem como objetivo fortalecer o quadro de servidores da empresa, que há 20 anos não realiza seleção pública.
A diretoria executiva, composta pela presidente Nilda Soares, e pelos diretores Leonardo Kalil e Trazilbo de Paula, celebrou a conquista. “Estamos há duas décadas sem um concurso na Epamig, por isso sempre foi um grande objetivo lutar pela renovação do quadro de profissionais”, afirmou Nilda. Ainda não há mais detalhes sobre o processo.
Já a Emater-MG recebeu autorização para ofertar 105 vagas, também para níveis médio e superior, em diversas áreas. Entre os cargos previstos estão Analista de Sistemas, Assessor Jurídico, Extensionista Agropecuário, Auditor e Relações Públicas. De acordo com o Governo de Minas, o edital, com informações sobre inscrições, provas e remuneração, será divulgado em breve.
Segundo o presidente da Emater-MG, Otávio Maia, o concurso faz parte de um processo contínuo de fortalecimento institucional. “É a continuidade do fortalecimento da Emater-MG nos últimos anos, com investimentos em nossos profissionais e na nossa estrutura”, destacou.
A Emater-MG é a maior empresa pública de assistência técnica e extensão rural do país, presente em 820 municípios e responsável pelo atendimento a mais de 350 mil produtores rurais por ano. Já a Epamig é referência nacional em pesquisa agropecuária, com foco em inovação e transferência de tecnologia para o campo.