O Cruzeiro ficou apenas no empate no clássico desta quarta-feira (15/10) contra o Atlético. Mesmo tendo saído da Arena MRV com um ponto, o técnico Leonardo Jardim não poupou críticas ao árbitro da partida, Paulo Cesar Zanovelli.
“Tenho alguns anos de carreira e nunca vi um árbitro puxar quatro vermelhos e acertar apenas um. Tirou o cartão vermelho do bolso quatro vezes e só acertou uma. Nunca vi isso no futebol.
As pessoas precisam ter mais cuidado. Isso é um clássico mineiro, um jogo que empolga muita gente. Acho que ele (o árbitro) nem estava preparado para isso. Mas acredito que seja o menos culpado de tudo isso.”
As reclamações de Leonardo Jardim e do Cruzeiro dizem respeito a diferentes lances da partida. No primeiro tempo, Zanovelli amarelou Kaiki e Kaio Jorge, mas se confundiu ao mostrar o cartão e acabou levantando o vermelho. O árbitro se corrigiu em seguida e advertiu ambos com o amarelo.
Clique aqui e assista a coletiva na íntegra.
Na segunda etapa, o juiz voltou a protagonizar dois lances que geraram protestos da equipe celeste. No lance que originou o gol do Atlético, jogadores e comissão técnica do Cruzeiro afirmaram que o correto seria tiro de meta. Mesmo assim, Zanovelli assinalou escanteio para o Galo, que marcou com Tressoldi de cabeça.
Durante as reclamações, Kaio Jorge fez um gesto de roubo em direção ao árbitro. O VAR revisou a imagem e indicou a expulsão direta do atacante, o que foi acatado por Zanovelli.
Questionado sobre a “culpa” do árbitro, Jardim sugeriu que ele demonstrou ansiedade em campo, mas afirmou que a responsabilidade maior seria de quem o escalou para o clássico.
“Vocês viram o mesmo que eu. O que isso mostra? Não tive a psicóloga ao meu lado, mas isso demonstra um comportamento ansioso, de alguém que não está preparado para o desafio.
Mas ele é o responsável? Não. Ele foi colocado aqui. Se foi colocado, é porque alguém com responsabilidade o colocou. É fácil vir aqui e bater no árbitro. Qualquer leigo percebeu que ele não estava em seu melhor estado de controle emocional.”
O Cruzeiro volta a campo no próximo sábado (18/10), às 21h, contra o Fortaleza, pela 29ª rodada do Brasileirão.