Hoje eu vou falar sobre o mito do anel de Giges de Platão. Eu achei fantástico porque nessa história Giges ele encontra o anel que o torna invisível. Ninguém o vê. Isso permite com que ele cometa atos que ele não faria se as pessoas estivessem vendo. Mas como ninguém tava vendo, não tinha represália, não tinha consequência, ninguém via, ele fez. E rápido rapidamente.
Ele abandonou qualquer senso de moralidade, abandonou seus princípios e valores, abandonou aquilo que ele sabia que era certo ou errado, ele cedeu ao poder e a tentação. Ele dormiu com a esposa do rei, ele matou o rei, ele se tornou rei. Mas imagine que você tem o poder de agir sem ser visto, sem ser julgado, sem câmaras, sem consequência. Ninguém tá vendo? O que é que você faria?
Eu achei interessante, porque de acordo com o estudo da Deloitte, 94 4% dos executivos acreditam que a ética e a integridade são essenciais para o sucesso de longo prazo de uma empresa, mas um em cada três trabalhadores acredita que os valores éticos não são seguidos na prática em suas organizações e essa disparidade reflete o dilema de gigas, que é quando pressionados muito líderes e empresas escolhem atalhos e isso é verdade no nosso dia-a-dia, sabe? É muito interessante.
O que você faria se ninguém estivesse olhando? Você continuaria agindo dentro dos seus princípios e valores ou faria como Giges?
