O Cruzeiro formalizou um pedido para que os clássicos contra o Atlético no Campeonato Mineiro de 2026 tenham arbitragem de fora de Minas Gerais. A solicitação foi registrada em ata durante o conselho técnico que definiu o regulamento do torneio, nesta quarta-feira (5/11).
Segundo o advogado João Pedro Castro, que representou o clube ao lado do presidente da SAF, Pedro Lourenço, o objetivo é garantir mais neutralidade em partidas marcadas por alta tensão nos últimos anos.
“Através do Pedro Lourenço, nós repassamos o nosso desejo para que a arbitragem dos clássicos seja de fora. Confiamos muito na arbitragem mineira, que tem profissionais competentes. Mas, com o nível de complexidade e tensão dos últimos jogos, o ideal seria ter árbitro de fora”, afirmou.
A Federação Mineira de Futebol (FMF) atenderá o pedido apenas se o Atlético também concordar. Caso contrário, haverá sorteio entre árbitros locais e de outros estados. O Cruzeiro já havia feito solicitações semelhantes em anos anteriores, sobretudo após polêmicas envolvendo decisões da arbitragem em confrontos recentes contra o rival.
